quinta-feira, 5 de novembro de 2020

5 DE NOVEMBRO - ALAN POINDEXTER

EFEMÉRIDE - Alan Goodwin “DexPoindexter, astronauta da NASA e oficial da marinha norte-americano, nasceu em Pasadena no dia 5 de Novembro de 1961. Morreu na Flórida em 1 de Julho de 2012.

Completou os estudos secundários em 1979, na Coronado High School, e em 1986, formou-se engenheiro aeroespacial no Georgia Institute of Technology. Em 1995, obteve o mestrado em Engenharia Aeronáutica, na Naval Postgraduate School.

Após os estudos no Georgia Institute, Poindexter foi enviado para treinos como piloto na base de Pensacola, na Califórnia. Em 1988, tornou-se oficial aviador da marinha e serviu num esquadrão naval de F-14 Tomcats, participando em missões durante a Guerra do Golfo, em 1991, no Golfo Pérsico.

Como aviador, cursou a Escola Naval em 1993 e, após a formatura em 1995, foi enviado para Maryland, onde serviu como piloto de testes e oficial projectista em bases aéreas da marinha. Foi o principal piloto de testes do novo sistema de controlo de voo digital dos F-14, nos anos 1990, onde fez a primeira aterragem e descolagem de porta-aviões, usando o novo sistema criado e instalado nos jactos navais. Serviu, após esta etapa, numa base aérea na Virgínia, como chefe de departamento de esquadrão, até ser seleccionado pela NASA, em 1998, completando 3 500 horas de voo em trinta tipos diversos de aeronaves civis e militares.

Seleccionado para treino de astronauta, “Dex” Poindexter iniciou o período de treinos em Houston, em Agosto de 1998 e, após a conclusão do curso. serviu no escritório de operações de astronautas do ónibus espacial, no Kennedy Space Center, como astronauta principal de apoio.

Em Dezembro de 2002, foi escalado como piloto da missão STS-120 do ónibus espacial, missão esta abruptamente cancelada, com a tragédia da nave Columbia dois meses depois, que paralisou durante dois anos o programa espacial norte-americano. Em Fevereiro de 2008, finalmente, Alan foi ao espaço como piloto da nave Atlantis, que levou à ISS o laboratório espacial Columbus da Agência Espacial Europeia (ESA), permanecendo doze dias em órbita terrestre, juntamente com a tripulação da missão STS-122.

Poindexter voltou ao espaço em Abril de 2010, como comandante da missão STS-131 da nave Endeavour, uma missão de quinze dias à ISS.

Poindexter faleceu dois anos depois, na praia de Pensacola, na Flórida, após sofrer um acidente com o seu jet-ski.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...