sexta-feira, 27 de novembro de 2020

27 DE NOVEMBRO - P. D. JAMES

EFEMÉRIDE - P. D. James, de seu nome completo Phyllis Dorothy James, escritora britânica de romances policiais, morreu em Oxford no dia 27 de Novembro de 2014. Nascera na mesma cidade em 3 de Agosto de 1920.

É reconhecida como uma das escritoras que mais influenciaram o género literário do romance de mistério, sendo especialmente notável a forma como caracterizava as suas personagens e a sua habilidade em construir atmosferas cheias de detalhes.

Phyllis Dorothy era, filha de um fiscal. Deixou a escola, a Cambridge Girls' High School, aos 16 anos, para entrar no mundo do trabalho. Durante a guerra, aos 21 anos, casou com Ernest Connor Bantry White, médico, de quem teve duas filhas. James deu à segunda filha o nome da sua autora preferida - Jane Austen. Em 1948, foi diagnosticada uma esquizofrenia ao marido, que passou longos períodos hospitalizado, até ficar definitivamente internado, morrendo em 1964.

James trabalhou na direcção do North West Regional Hospital em Londres, de 1949 a 1968, e depois no Ministério do Interior, no departamento da Polícia Criminal. James tem dois protagonistas principais: a jovem detective privada Cordelia Gray e Adam Dalgliesh, inspector-chefe da Scotland Yard, de meia-idade, que surge pela primeira vez em 1962, no romance “Cover Her Face” (“O Enigma de Sally Jump”).

James ganhou vários prémios: Silver Dagger, 1971, para “Shroud for a Nightingale” (“Mortalha para Uma Enfermeira”); Silver Dagger, 1975, para “The Black Tower”; Silver Dagger, 1986, e International Macavity Award em 1987, para “A Taste for Death” (“O Gosto da Morte”); Diamond Dagger, 1987, pela carreira literária; e Grand Master Award, 1999.

Em 1983, foi distinguida com a Ordem do Império Britânico. Foi igualmente nomeada Par do Reino na Câmara dos Lordes, recebendo o título de Baronesa James de Holland Park. Em 1992, foi distinguida com o doutoramento em literatura pela Universidade de Buckingham e, em 1993, pela Universidade de Londres. Foi membro da Royal Society of Literature.

Alguns dos seus romances foram adaptados à televisão, em 1985 e 1986.

James faleceu aos 94 anos, três anos depois a publicação da sua última obra, “Morte em Pemberley”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...