domingo, 22 de novembro de 2020

22 DE NOVEMBRO - OWEN GARRIOTT

EFEMÉRIDE - Owen Kay Garriott, astronauta norte-americano, nasceu em Enid, Oklahoma, no dia 22 Novembro de 1930. Morreu em Huntsville, no Alabama, em 15 de Abril de 2019. Participou nos programas Skylab e Spacelab, estações espaciais dos Estados Unidos, em órbita terrestre nas décadas de 1970 e 1980.

Engenheiro electrónico por formação profissional, Garriott completou o curso de piloto da Força Aérea Americana e trabalhou como oficial em electrónica para a Marinha, na década de 1950, e professor de engenharia electrónica na Universidade de Stanford.

Em 1965, foi seleccionado como um dos cinco astronautas-cientistas da NASA e foi pela primeira vez ao espaço em 1973, na missão Skylab 3, que bateu o recorde de permanência em órbita, quando a tripulação passou dois meses a realizar diversos estudos do Sol e experiências sobre a adaptação humana à falta de gravidade.

Dez anos depois, Garriott voltou ao espaço a bordo do ónibus espacial Columbia, numa missão internacional de dez dias ao Spacelab-1. A missão STS-9 realizou mais de setenta experiências científicas, principalmente para comprovar a capacidade do Spacelab como estação de trabalho capacitada para pesquisas em diversas áreas do conhecimento humano. Garriott operou a primeira estação de radioamador do espaço, que desde então se expandiu como uma importante actividade entre dezenas de missões dos ónibus espaciais, da estação Mir e da ISS.

Após deixar a NASA em 1986, dedicou-se à consultoria para empresas aeroespaciais e participou em diversos conselhos de pesquisas da NASA e do National Research Council.

Em Outubro de 2008, o seu filho Richard Garriott, que se tornou milionário no campo dos jogos electrónicos, pagou 35 milhões de dólares para ir ao espaço na missão Soyuz TMA-13, para uma estadia na Estação Espacial Internacional, que o pai nunca conheceu, tornando-se o 6º turista espacial.

Owen Garriott faleceu em 2019. com 88 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...