segunda-feira, 23 de novembro de 2020

23 DE NOVEMBRO - PAUL CELAN

EFEMÉRIDE - - Paul Celan, de seu verdadeiro nome Paul Pessakh Ancel, poeta, tradutor e ensaísta romeno radicado em França e naturalizado francês em 1955, nasceu em Cernăuţi no dia 23 de Novembro de 1920. Morreu em Paris, em 20 de Abril de 1970.

Até ao fim da Primeira Guerra Mundial, a região onde nasceu pertencera ao Império Austro-Húngaro e, por isso, o alemão, ao lado do romeno, eram as principais línguas de comunicação da aristocracia cultural de origem judaica, à qual o poeta pertencia e que constituía quase metade da população da cidade. Entre 1918 a 1939, Cernăuţi foi predominantemente uma cidade judia de língua alemã, com uma produção literária expressiva, que se encerrou no fim da Segunda Guerra Mundial. Todavia, mesmo algum tempo depois de 1945, predominava ainda a língua alemã. Paul traduziu mais de quarenta poetas de diferentes línguas, inclusive o português Fernando Pessoa.

Os seus progenitores foram enviados em 1942 para um campo de concentração nazi, onde o pai morreu vítima do tifo e a mãe teria sido executada com um tiro na nuca.  Paul, pelo seu lado, esteve num campo de concentração desde 1943, sendo libertado pelo Exército Vermelho em 1944, sobrevivendo assim ao Holocausto.

Instalou-se em Bucareste, como tradutor e editor. Adoptou vários pseudónimos para os seus trabalhos literários, fixando-se finalmente em Paul Celan.

Em 1947, deixou a Roménia e foi para Viena, onde publicou o seu primeiro livro. Fixou-se depois em Paris, onde trabalhou como leitor de alemão e tradutor, na Escola Normal Superior. Casou-se em 1942 com uma senhora francesa, que conhecera um ano antes. No resto da vida, escreveu-lhe mais de 700 cartas, publicadas postumamente em livro (2001).

Paul Celan foi considerado um dos mais importantes poetas modernos de língua alemã.

Nos últimos anos de vida, apresentava tendências autodestrutivas, delírio persecutório e episódios de amnésia. Esteve internando várias vezes, desde 1965, em hospitais psiquiátricos, onde escreveu alguns textos em hebreu. Em Outubro de 1969, ainda se desloca a Israel, para proferir várias conferências.

Suicidou-se por afogamento, no rio Sena, aos 49 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...