quinta-feira, 1 de julho de 2021

1 DE JULHO - CHARLES LAUGHTON

EFEMÉRIDE - Charles Laughton, actor, guionista, realizador e produtor de cinema britânico, naturalizado norte-americano em 1950, nasceu em Scarborough no dia1 de Julho de 1899. Morreu em Los Angeles, em 15 de Dezembro de 1962.

Foi o primeiro actor a interpretar o detective Hercule Poirot no teatro, em 1928, e o primeiro actor britânico a ganhar o Oscar de Melhor Actor, com um filme britânico, “Os Amores de Henrique VIII”.

Dirigiu apenas um filme, “O Mensageiro do Diabo”, de 1955, protagonizado por Robert Mitchum.

Apesar de ser reconhecidamente homossexual, foi casado com a actriz Elsa Lanchester de Fevereiro de 1929 até à sua morte, e não tiveram filhos.

Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Hollywood Hills), em Los Angeles. Possui uma estrela na Calçada da Fama.

Recebeu três nomeações para os Oscars, na categoria de Melhor Actor, com “Os Amores de Henrique VIII”, “O Grande Motim” e “Testemunha de Acusação”, tendo vencido a primeira.

Foi nomeado para o Globo de Ouro, na categoria de Melhor Actor - Drama, pelo filme “Testemunha de Acusação”.

Recebeu duas indicações para os BAFTA, na categoria de Melhor Actor estrangeiro, com Testemunha de Acusação” e “Tempestade sobre Washington”.

Em 1935, venceu o prémio NYFCC de Melhor Actor com “Mutiny on the Bounty” e “Ruggles of Red Gap”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...