sexta-feira, 23 de julho de 2021

23 DE JULHO - MONICA LEWINSKY

EFEMÉRIDE - Monica Samille Lewinsky, activista, autora, psicóloga e personalidade televisiva norte-americana, conhecida pelo seu período como estagiária na Casa Branca, durante o governo do presidente Bill Clinton, com o qual esteve envolvida num escândalo após a divulgação de que manteve relações sexuais com ele, nasceu em São Francisco no dia 23 de Julho de 1973.

Como resultado da exposição pública causada, Lewinsky sofreu um trauma enorme. Após um tempo afastada dos olhares da imprensa e do público, ela voltou e começou a usufruir do seu novo status de celebridade internacional. Monica, então, engajou-se em várias actividades financeiras que incluíam o comércio de bolsas de mão, um plano de dieta com o seu nome e trabalhando ainda como personalidade televisiva.

Lewinsky decidiu, durante um tempo, afastar-se dos olhares públicos e foi para Londres estudar Psicologia. Em 2014, voltou aos holofotes fazendo campanha contra o cyber/bullying, algo que ela havia sofrido consistentemente durante o escândalo com o presidente Clinton.

Lewinsky cresceu no sul da Califórnia, na parte oeste de Los Angeles. Graduou-se em Psicologia na Universidade de Lewis and Clark College em 1995 e logo ingressou como estagiária na Casa Branca em Washington, DC.

Durante o seu tempo na Casa Branca foi quando manteve sexo com o presidente Bill Clinton. Embora, no princípio, ambos tenham negado qualquer relação, as notícias sobre a investigação resultante e a acusação do presidente, foram conhecidas como “O escândalo Lewinsky”.

Lewinsky confiou na secretária Linda Tripp, que secretamente começou a gravar as suas conversas telefónicas com Lewinsky sobre a relação com Clinton. Algum tempo depois, Tripp daria as gravações a Kenneth Starr, consultor independente.

Depois, Lewinsky admitiu que a sua relação com Clinton incluiu sexo na sala oval da Casa Branca. O informe resultante da investigação de Kenneth foi conhecido como o “Reporte Starr”, que finalmente culminou com a acusação contra o presidente por um delito de perjúrio.

Clinton negou, sob juramento, que tinha mantido relações sexuais com Lewinsky. Numa entrevista na Casa Branca em canal nacional, Clinton declarou: «Eu não tive relações sexuais com esta mulher, a senhorita Lewinsky».

Por sua própria conta, Lewinsky sobreviveu à atenção intensa da imprensa. Hoje, é dona da sua própria loja, onde vende a sua própria marca de bolsas. Foi anfitriã numa série de televisão tipo Reality Show chamada “Mr. Personality” (“Sr. Personalidade”).

Lewinsky mora actualmente em Londres, onde concluiu, em 2006, um mestrado em Psicologia Social.

Em 4 de Março de 1999, foi posto a venda nos Estados Unidos o livro “Monica’s Story”, uma biografia autorizada que detalha o seu caso com Clinton.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...