segunda-feira, 5 de julho de 2021

5 DE JULHO - PILAR HOMEM DE MELO

EFEMÉRIDE - Pilar Homem de Melo, cantora e compositora portuguesa e uma das principais responsáveis pela Nova Música Pop portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 5 de Julho de 1963.

Na sequência da revolução de 25 de Abril de 1974, Pilar mudou-se para o Rio de Janeiro em 1975 juntamente com a família, onde conhece os mais relevantes representantes da MPB (Música Popular Brasileira) - destacando-se a grande amizade feita com Caetano Veloso - que influenciaram determinantemente a sua música.

Graduou-se no curso superior de Música no Berklee College of Music, em Boston, entre 1982 a 1985.

Em 1988 assinou contrato com a editora EMI que lançou, no ano seguinte, o seu homónimo álbum de estreia produzido por Wayne Shorter.

Em 1991, actuou na primeira parte dos concertos de Suzanne Vega, no Pavilhão de Cascais e no Coliseu do Porto.

Em 1993, editou o álbum “Pecado Original”, gravado no Marcus Studio, em Londres, com produção de Steve Davis e a participação de Vicente Amigo.

Apresentou em 2000, conjuntamente com Anamar e Né Ladeiras, o espectáculo “SM-58” do qual foi editado em 2002 o CD “Ao Vivo - Anamar Né Ladeiras Pilar”.

Em 2001, editou o CD “Não Quero Saber” e, em 2003, foi lançado o álbum “Põe um Bocadinho + Alto”.

Em 2005, apresentou o concerto “Cristal” no Grande Auditório do Teatro São Luiz, em Lisboa. Neste espectáculo, foram apresentadas novas composições e versões de temas como “Fria Claridade” de Pedro Homem de Mello e “Um Índio” de Caetano Veloso. Teve a participação do percussionista Thio Mbaye, assim como de Jorge Palma.

No mesmo ano, a editora francesa Vogue - pertencente à Sony Music Entertainment - elegeu Pilar Homem de Melo como uma das melhores compositoras de Portugal, incluindo-a na sua colectânea “Portugal, les Plus Belles Chansons”, um conjunto de quatro CDs, onde um dos temas de Pilar - “Não quero saber” - foi o escolhido como nº 1.

Em 2006, viajou para o Senegal, onde trabalhou nos arranjos de novas composições, com “Habib Faye” e “Thio Mbaye”, actuando no Casino du Cap Vert, em Dakar. Pilar toma assim consciência da crescente importância de África na cultura ocidental contemporânea.

Pilar mudou-se para Espanha em 2011, onde se encontra a compor. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...