quinta-feira, 22 de julho de 2021

22 DE JULHO - WILLEM DAFOE

EFEMÉRIDE - William James “"Willem Dafoe, actor norte-americano, nasceu em Appleton, Wisconsin, no dia 22 de Julho de 1955.

Teve actuações de destaque nos filmes “Platoon”, “Speed 2: Cruise Control”, “Homem-Aranha” e “Mr. Bean’s Holiday”. Também actuou na comédia “The Life Aquatic with Steve Zissou” e deu voz ao personagem Gill no filme de animação “Finding Nemo”.

Foi nomeado quatro vezes para os Oscars: três vezes na categoria de Melhor Actor Coadjuvante em “Platoon” (1987), “Shadow of the Vampire” (2001) e “The Florida Project” (2018) e uma na categoria de Melhor Actor com “At Eternity’s Gate” (2019).

Foi o sexto dos sete filhos de William, um cirurgião, e uma enfermeira de Boston, que trabalhavam no mesmo hospital. Durante os estudos no colégio, adquiriu o apelido Willem, que também é a versão holandesa de seu nome. Estudou Artes Dramáticas na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, mas abandonou antes de se formar, para integrar o grupo de teatro de vanguarda Theatre X, recém-formado.

Teve um relacionamento de 27 anos com a directora teatral Elizabeth LeCompte, com quem teve um filho em 1982. É casado desde 2005 com a actriz e directora italiana Giada Colagrande.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...