sábado, 24 de julho de 2021

24 DE JULHO - SACHA GUITRY

EFEMÉRIDE - Sacha Guitry, de seu verdadeiro nome Alexandre Georges-Pierre Guitry, actor francês, director, guionista e dramaturgo do teatro de boulevard, morreu em Paris no dia24 de Julho de 1957. Nascera em São Petersburgo, em 21 de Fevereiro de 1885.

Era filho de um importante actor francês, Lucien Guitry, e seguiu o seu pai na profissão teatral. Ele ficou conhecido pelas suas actuações no palco, muitas vezes em papéis de boulevardier, nas muitas peças que escreveu e que foram mais de 120.

Sacha foi casado cinco vezes, sempre com actrizes em ascensão cujas carreiras ele promoveu. Provavelmente, a sua esposa mais conhecida foi Yvonne Printemps, com quem foi casado entre 1919 e 1932.

As peças de Guitry variam de dramas históricos até comédias leves contemporâneas. Algumas têm partituras musicais de compositores como André Messager e Reynaldo Hahn.

Quando os filmes mudos se tornaram populares, Guitry evitou-os, achando a falta de diálogo falado fatal para o impacto dramático. Dos anos 1930 até ao fim da sua vida, ele abraçou com entusiasmo o cinema, fazendo até cinco filmes num único ano.

Os últimos anos da carreira de Sacha Guitry foram ofuscados por acusações de colaboração com os ocupantes alemães após a capitulação da França na Segunda Guerra Mundial. As acusações foram rejeitadas, mas Guitry, um homem fortemente patriota, ficou desiludido com a difamação de alguns dos seus compatriotas.

Na época da sua morte, a sua estima popular havia sido restaurada a ponto de 12 000 pessoas passarem pelo seu caixão antes do seu enterro em Paris.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...