sábado, 17 de julho de 2021

17 DE JULHO - SAM THE KID

EFEMÉRIDE - Sam The Kid (também conhecido por STK), de seu nome Samuel Mira, rapper e produtor musical português, nasceu em Chelas, Lisboa, no dia 17 de Julho de 1979.  

Samuel Mira apaixonou-se pelo rap por volta de 1993. O lançamento do seu primeiro álbum, “Entre(tanto)”, em 1999, foi influenciado pelos lançamentos de mixtapes por parte do DJ Bomberjack. Nesses anos, muitos rappers queriam ser independentes de editoras. Porém, o segundo álbum de Sam The Kid, “Sobre(tudo)”, acabou por ser editado pela Edel. Nessa altura, o rapper já dava bastantes concertos, por exemplo no Hard Club, muitas vezes convidado pelo Mundo Segundo, nas sessões “Nova Gaia Sessions” que este último fazia.

No ano de lançamento de “Sobre(tudo)”, 2002, Sam The Kid lançou também um álbum de instrumentais, “Beats Vol 1: Amor”, a pedido do jornalista Rui Miguel Abreu, que foi o primeiro a passar-lhe uma MPC. O álbum é conceitual e baseia-se na história de amor dos pais do artista. Foi gravado em casa, usando samples que abrangem filmes pornográficos, telefonemas, novelas e registos de soul e jazz.

Em 2005, participou em algumas faixas da banda sonora do filme português “O Crime do Padre Amaro”.

Nesse mesmo ano, colaborou no álbum “Amália Revisited”, um tributo à fadista portuguesa Amália Rodrigues.

Em 2006, foi lançado o seu tão esperado quarto álbum, chamado “Pratica(mente)”. Samuel Mira, mesmo sabendo que já havia editoras maiores interessadas em editar o álbum, deu outra vez o voto de confiança à Edel. O álbum chegou a ser disco de ouro, vendendo 10 000 cópias.

Em 2009, surgiu o projecto bastante inovador chamado “Orelha Negra”, com o DJ Cruzfader, Fred Ferreira (Ferrano), João Gomes e Francisco Rebelo. O projecto consiste na produção de canções instrumentais, nas quais se fundem vários estilos. A banda conta já com vários álbuns e mixtapes.

Recentemente, Sam The Kid tem trabalhado com o MC português Mundo Segundo, DJ Guze e DJ Cruzfader na criação de um álbum, do qual já saíram três singles, “Tu Não Sabes”, “Também Faz Parte” e “Brasa”.

Mais recentemente e ao mesmo tempo, Sam The Kid criou um projecto novo ligado ao hip hop chamado “TV Chelas”, que tem como plataforma de distribuição principal um canal do YouTube dedicado. O canal publica músicas inéditas de Sam The Kid e de outros artistas, videoclipes, podcasts, entrevistas, instrumentais, alguns arquivos relacionados com hip hop e nunca vistos e, potencialmente, mais novidades.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...