terça-feira, 27 de julho de 2021

27 DE JULHO - TOKTAR AUBAKIROV

EFEMÉRIDE - Toktar Ongarbayuly Aubakirov, oficial reformado da Força Aérea do Cazaquistão e ex-cosmonauta soviético, nasceu no Cazaquistão (então na URSS) em 27 de Julho de 1946. Foi o primeiro natural do Cazaquistão a ir ao espaço.

Toktar Aubakirov nasceu no distrito de Karkaraly, região de Karaganda. Depois de completar a escola secundária, começou a trabalhar como torneiro de metal na fundição de Temirtau, enquanto estudava à noite. Em 1965, ingressou no Instituto Armavir de Pilotos de Defesa Antiaérea da Aviação Militar. Serviu como piloto de caça na Força Aérea Soviética nas fronteiras do Extremo Oriente da URSS até à sua aceitação na Escola de Pilotos de Teste de Fedotov, em 1975.

Entre 1976 e 1991, actuou como piloto de testes no Mikoyan Experimental Design Bureau (aeronave MiG). Durante esse tempo, testou mais de 50 tipos de aeronaves. Foi o primeiro na União Soviética a fazer um voo sem escalas cruzando o Polo Norte e com dois reabastecimentos em voo, o primeiro na União Soviética que descolou do porta-aviões Tbilisi (mais tarde denominado Kuznetsov), num MiG 29K.

Em 1991, de acordo com um entendimento entre os governos da URSS e dos EUA, começou o treinamento no Centro de Treinos de Cosmonautas Gagarin.

Em 2 de Outubro de 1991, foi lançado, com o cosmonauta russo Alexander Volkov como comandante de voo, e o cosmonauta de pesquisa austríaco Franz Viehböck, na Soyuz TM-13, do Cosmódromo de Baikonur, passando mais de oito dias no espaço. A sua missão foi a última lançada pela União Soviética, que se dissolveu logo em seguida, com Aubakirov a tornar-se um cidadão da República independente do Cazaquistão.

Desde 1993, Toktar Aubakirov foi o director geral da Agência Aeroespacial Nacional da República do Cazaquistão. Ele foi também membro do Parlamento do Cazaquistão. Actualmente, está reformado e é consultor.

Toktar é casado com Tatyana Aubakirova, tendo dois filhos: Timur (nascido em 1977) e Mikhail (nascido em 1982).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...