domingo, 25 de julho de 2021

25 DE JULHO - RUI BANDEIRA

EFEMÉRIDE - Rui Pedro Neto de Melo Bandeira, cantor português, nasceu em Nampula, Moçambique no dia 25 de Julho de 1973.

Nascido no então território colonial português de Moçambique, veio para Portugal com 2 anos.de idade.

Deu os primeiros passos na música aprendendo a tocar teclados numa escola de música em Odivelas, mal tinha feito ainda os oito anos. Por volta dos 15, aderiu à Igreja maná e começa a compor as suas primeiras canções dentro da igreja. Nos 10 anos seguintes, até 1997, são lançados quatro álbuns, sendo dois de uma banda de que foi fundador e os dois últimos já a solo.

Conhece Jorge do Carmo com quem começa a trabalhar num novo disco mais ambicioso. Mandam várias músicas ao Festival RTP da Canção.

Em 1999, vence o 36º Festival RTP da Canção, com o tema “Como tudo começou”, com produção de Jorge do Carmo. Representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção realizado em Jerusalém, Israel. O seu primeiro disco de projecção nacional foi o álbum “Como tudo começou” que foi editado em Março de 1999 pela Vidisco.

Nesse ano, ainda representou Portugal, a convite da RTP, no Festival Internacional do Cairo, no Egipto, onde ficou em 4º lugar entre 32 países, tendo a sua interpretação de “Make this World”, de Jorge do Carmo e Tó Andrade, garantido a melhor posição entre os países europeus.

O álbum “Mais” foi editado no ano de 2000. Mais (Eu Te Dou)” foi o primeiro single que tem letra de João Baião. Em 2001, lançou o álbum “Magia do Amor” que inclui um dueto com Tiago.

Em 2003, participou no programa televisivo “Academia dos Famosos” da TVI e foi lançada a compilação “Momentos” com 5 temas inéditos e 10 temas dos seus primeiros trabalhos.

O álbum “Destino” é lançado em 2004. O disco ultrapassou vendas superiores a 10 000 unidades e recebe pela primeira vez o galardão de Disco de Prata. Este trabalho inclui um dueto com o tenor português Carlos Guilherme.

O ano de 2005 foi marcado por aquele que seria o último álbum pela etiqueta Vidisco: “Duas Vidas”.  Em 2006, mudou para a editora Espacial e voltou a trabalhar com Jorge do Carmo. O resultado foi o álbum “Só Deus Sabe”.

Também em 2006, decorrem na terra que viu Rui Bandeira nascer para a música (Corroios, no Seixal), as gravações do seu primeiro DVD, que seria editado no ano seguinte. O DVD “Ao Vivo” é baseado em temas do álbum “Só Deus Sabe” com três temas de outros álbuns. Em 2007, é lançado o álbum “Ao Vivo”.

Em Abril de 2009, é editado o álbum “O Nosso Amor”. Desse CD destacam-se os temas “Deus abençoou o nosso amor”, “Vou embora, mas vou feliz” e as faixas “Sei que não vais esquecer” e “Esquece o que aconteceu”.

Em 2010, é editado o álbum “Um dia vais voltar”. Em 2011, lança o disco ao vivo “Coliseu”. Um CD duplo com DVD do concerto realizado em 2010, no Coliseu do Porto foi editado. Em 2012, é lançado o álbum “Chegou a Hora”. Segue-se, em 2013, o CD “Sempre a pensar em vocês”.

A Vidisco lançou em 2014 a compilação “15 Anos”. Em 2015, foi editado o disco “Sente”. Em 2017, foi lançado o CD “Tudo Por Amor”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...