terça-feira, 20 de julho de 2021

20 DE JULHO - GIOVANNA AMATI

EFEMÉRIDE - Giovanna Amati, automobilista italiana, nasceu em Roma no dia 20 de Julho de 1959. Ela é a última mulher a ter disputado um Mundial de Fórmula 1, na temporada de 1992, quando tentou classificar-se para as três primeiras corridas.  Não o conseguindo, foi substituída por Damon Hill, que viria a sere campeão mundial em 1996.

De família rica, aos cinco anos, Giovanna foi sequestrada por bandidos, numa tentativa de extorsão de dinheiro aos seus pais.

Ela era filha de um rico industrial e apaixonada pelo automobilismo desde a infância. Giovanna tinha um 500cc Moto Honda, que, secretamente, conduzia ao redor de Roma, à noite e sem ter ainda careta de condição.

Um amigo de infância, Elio de Angelis, deu-lhe lições de pilotagem e logo ela avançou para o Campeonato Italiano de F3.

Giovanna tem uma personalidade forte e é apontada por ter tido romances com Niki Lauda e Flavio Briatore, o último, enquanto ele ainda era gerente da equipa Benetton.

Giovanna Amati assinou contrato para a temporada de 1992 com a Brabham, porém não conseguiu classificar-se nos três primeiros grandes prémios e foi substituída por Damon Hill. Ela continuou sua carreira numa categoria chamada Sport Proto.

Actualmente, é jornalista da imprensa escrita e da televisão italiana.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...