sexta-feira, 9 de julho de 2021

9 DE JULHO - SOLDADO MILHÕES

EFEMÉRIDE - Soldado Milhões, de seu nome completo Aníbal Augusto Milhais, o militar português mais condecorado da I Guerra Mundial, nasceu em Murça, Valongo, no dia 9 de Julho de 1895.  Morreu na mesma localidade em 3 de Junho de 1970.

É o único militar português condecorado, com a mais alta honraria nacional, a Antiga e Muito Nobre Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, no campo de batalha, em vez da habitual cerimónia pública em Lisboa.

Na Batalha de La Lys, a 2ª Divisão do Corpo Expedicionário Português foi completamente desbaratada, sacrificando-se nela muitas vidas, entre os mortos, feridos, desaparecidos e capturados como prisioneiros de guerra.

No meio do caos, distinguiram-se vários homens, anónimos na sua maior parte. Porém, um nome ficou para a História: o Soldado Milhões.

Viu-se sozinho na sua trincheira, apenas munido da sua arma, uma metralhadora Lewis, conhecida entre os lusos como a Luísa. Munido de coragem, enfrentou sozinho as colunas alemãs que se atravessaram no seu caminho, o que em último caso permitiu a retirada de vários soldados portugueses e ingleses para as posições defensivas da retaguarda.

Vagueando pelas trincheiras e campos, ora de ninguém ora ocupados pelos alemães, o Soldado Milhões continuou ainda a fazer fogo esporádico, para o qual se valeu de cunhetes de balas que foi encontrando pelo caminho. Quatro dias depois do início da batalha, encontrou um médico escocês, salvando-o de morrer afogado num pântano. Foi este médico, para sempre agradecido, que deu conta ao exército aliado dos feitos do soldado transmontano.

Regressado a um acampamento português, o comandante Ferreira do Amaral saudou-o, dizendo o que ficaria para a História de Portugal, «Tu és Milhais, mas vales Milhões».

Em 5 de Julho de 1924 o Parlamento alterou o nome da povoação de Valongo, para Valongo de Milhais.

Um busto seu foi colocado na Praceta Herói Milhões, em Murça.

Foi alvo de múltiplas homenagens e assunto de bandas desenhadas, de um filme (2018) e de obras literárias.   

Em vida, recebeu várias condecorações nacionais e estrangeiras (França e Bélgica).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...