domingo, 11 de julho de 2021

11 DE JULHO - RICHIE SAMBORA

EFEMÉRIDE - Richard “Richie Stephen Sambora, guitarrista, cantor e compositor norte-americano, conhecido por ter sido, até 2013, o guitarrista solo da banda de hard-rock Bon Jovi, nasceu em Perth Amboy no dia 11 de Julho de 1959.

Richie frequentou a Faculdade de Psicologia durante dois anos. Entretanto, participava em disputas de bandas de garagem na universidade e alternava os estudos com apresentações em clubes locais. Antes de aparecer nos Bon Jovi, participou numa audição para tocar nos Kiss, mas, por achar que a banda não se adequava às suas expectativas como músico, pois possuíam influências e géneros diferentes, não entrou para esta banda.

Tocava desde os seus quinze anos e participou em muitas bandas ao longo da carreira: Rebel, The Mercy, Duque Willians & Extremes, The Massage (com Alec John Such), Richie Sambora & Friends, The Next e Bon Jovi (na qual permaneceu de 1983 até 2013), totalizando mais de trinta anos de experiência.

Em Março de 2013, foi anunciado que ele estava fora dos Bon Jovi por problemas pessoais, no meio da tournée “Because We Can” Na ocasião da sua saída, levantou-se a suspeita de ser pelo seu antigo envolvimento com álcool e vício em analgésicos, mas ele estava sóbrio em 2013 e a saída estaria possivelmente ligada a desentendimentos com Jon Bon Jovi. Em 2016. Sambora disse, numa entrevista, que estava a fazer uso de álcool e drogas, mas que isso não foi o factor determinante da sua saída, e sim os caminhos criativos que a banda estava a tomar, que já não o satisfaziam.

Richie é multi-instrumentista, tocando guitarra, guitarra clássica, bandolim, baixo, bateria, saxofone, trompete, piano e acordeão.

Além dos diversos CDs gravados com a banda Bon Jovi, tem três solos: “Stranger In This Town”, “Undiscovered Soul” e “Aftermath of the Lowdown”.

Em 1989, Richie começou um romance com a cantora Cher, que terminou em 1991. Casou-se com a actriz Heather Locklear, em 15 de Dezembro de 1994, com quem teve uma filha. Richie compôs uma música instrumental para a sua filha, intitulada “Ava’s Eyes”. Rchie e Heather separaram-se em 2005, quando ele entrava para a tournée do álbum “Have nice day” com a banda, e divorciaram-se em 2006.

Depois do divórcio, começou a namorar com a actriz Denise Richards, mas o namoro terminou em 2007 por decisão dela, que resolveu dar uma nova oportunidade ao ex-marido Charlie Sheen. Richie teve um relacionamento com a também guitarrista Orianthi Panagaris, com quem excursionara em 2014, gravando um álbum em 2017. Porém, em 2018, terminaram   a relação.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...