domingo, 18 de julho de 2021

18 DE JULHO - HENRIQUE MATOS

EFEMÉRIDE - Henrique José Teixeira Matos, pintor português, nasceu no Porto em 18 de Julho de 1961.

Frequentou a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis durante os anos de 1974 a 1980, tendo sido aluno do Mestre Isolino Vaz. Diplomou-se em Pintura em 1988, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Álvaro Lapa, Amândio Silva, Sá Nogueira, Carlos Carreiro, Ângelo de Sousa e João Dixo.

Expôs pela primeira vez, colectivamente, em 1981 e realizou a sua 1ª exposição individual em 1987. Participou em exposições colectivas e individuais em diversas cidades do país, nomeadamente no Porto - Mercado Ferreira Borges, Matosinhos, Valongo, Fafe, Rio Tinto, Mosteiro de Arouca, Gondomar - Sala Júlio Resende, Museu Etnográfico da Praia de Mira e Lisboa. Entre 1991 e 1993, expôs em França nomeadamente no Centre Culturel Municipal de Fréjus e em Nice no Tropheé de la Primière Change - Quai des États-Unis (1º Prémio ex-aequo), Galerie Art’Nold e na 1ª Bienal Prix Mossa - Galerie-Musée Alexis et Gustav-Adolf-Mossa.

Em 1991 e 1992, viajou até Marrocos e, em 1996, foi à Tunísia, tendo entrado em contacto com a cultura e arte árabe. Produziu, numa primeira fase, pinturas surrealistas, tendo evoluído para uma temática abstracta. Fez obras de carácter paisagístico, assim como retratos de personalidades. É de destacar os retratos de Alberto Jorge, João André e Pedro Abrunhosa, entre outros. Estudou as culturas das antigas civilizações Maia e Egípcia, utilizando nos seus quadros temáticas alusivas a estas civilizações clássicas, tendo visitado Chichén Itzá em 2007 e Luxor em 2008. A sua última fase de pintura enquadra-se no estilo da Op Art, influenciado por artistas como Escher, Jesús Rafael Soto, Victor Vasarely e Bridget Riley.

Henrique Matos, além das Artes Plásticas, dedica-se, desde a sua juventude, à fotografia histórica, arqueológica, artística e política, tendo sido publicadas fotografias da sua autoria em livros e revistas em Portugal, Ina Itália e no Brasil.

Está representado nas colecções de arte da Câmara Municipal de Gondomar e da Câmara Municipal de Fréjus, França.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...