quinta-feira, 8 de julho de 2021

8 DE JULHO - STEVE LAWRENCE

EFEMÉRIDE - Steve Lawrence, de seu verdadeiro nome Sidney Liebowitz, cantor norte-americano de jazz e pop, integrante da famosa dupla Steve & Eydie, nasceu em Brooklin no dia 8 de Julho de 1935.

Os pais de Sidney Liebowitz eram imigrantes judeus e o pai, era cantor e pintor. Ele formou-se na Thomas Jefferson High School.

Em 1952, conheceu a sua futura esposa, Eydie Gormé, quando foram convidados a participar num programa bastante famoso na época: “The Tonight Show”, em horário nobre.

Steve e Eydie casaram-se em 1957 e tiveram dois filhos, um dos quais se tornou escritor e compositor, e é o autor do musical “High School”. O outro filho do casal, morreu prematuramente, aos 23 anos, em 1986, durante uma partida de ténis, modalidade que praticava com bastante frequência, e era bem conhecido no meio desportivo pelo seu talento.

As apresentações do casal são famosas, tanto na rádio, como na televisão, nos casinos e, principalmente, em Las Vegas e Atlantic City, onde assistir a um show deles, se tornou um clássico do showbiz americano, quase uma obrigação.

Em 1963, Steve Lawrence também ficou mundialmente conhecido pela sua gravação de “Go Away Little Girl”, música de sua autoria juntamente com Carole King Esta, canção bastante familiar em todo mundo, tanto nas versões vocais como nos instrumentais, tendo sido gravada e regravada infinitas vezes.

Desde a década de 1970, o casal Steve & Eydie focou o seu trabalho quase exclusivamente no repertório pop-romântico americano, gravando vários discos de compositores famosos, autores dos clássicos que entraram para a história musical.

Incansáveis, em 2002, anunciaram uma m tournée chamada “One More For The Road”.

O show tinha início com uma montagem de clips do casal, juntos ou separadamente, contracenando e dividindo o palco com outros colegas famosos, como Ethel Merman, Perry Como e Frank Sinatra.

A seguir, entravam no palco e fazem um medley dos seus maiores sucessos, para depois cada um cantar sozinho e fazer a sua apresentação individual.

Muitos associam o nome deles somente a discos, TV e shows em night clubs, mas ambos têm também uma forte ligação com os palcos teatrais, especialmente na Broadway, não só através do repertório, que contém os maiores hits, mas igualmente pelas actuações de ambos.

Steve conta para a plateia que, pouco antes de morrer, Sinatra lhe mandou de presente uma enorme caixa, contendo vários arranjos originais das suas músicas, como, por exemplo, “All, or Nothing At All”, “Come Fly With Me” e “Night & Day”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...