terça-feira, 13 de julho de 2021

13 DE JULHO - HÉCTOR BABENCO

EFEMÉRIDE - Héctor Eduardo Babenco, realizador argentino naturalizado brasileiro, de ascendência judaico-ucraniana, morreu em São Paulo no dia 13 de Julho de 2016. Nascera em Mar del Plata, em 7 de Fevereiro de 1946.  

Foi director de filmes como “Pixote”, “A Lei do Mais Fraco” e “Carandiru”, além de “O Beijo da Mulher Aranha”, pelo qual recebeu a uma nomeação para o Oscar de Melhor Realizador em 1986.

Babenco naturalizou-se brasileiro em 1977. Fez no Brasil uma carreira com filmes importantes, como “Carandiru”. A sua primeira longa-metragem foi “O Rei da Noite” (1975), protagonizada por Paulo José e Marilia Pêra, e mostra a história de Tertuliano, narrada por ele mesmo, desde a infância até à velhice.

Héctor Babenco, em 2010, casou-se com a actriz Bárbara Paz. Foi pai de duas filhas, Janka Babenco e Myra Arnaud Babenco, de casamentos anteriores, e tinha dois netos.

Faleceu aos 70 anos, após ter sido internado na véspera para tratar de uma sinusite no Hospital Sírio-Libanês, vítima de parada cardiorrespiratória, às 22h50 do dia 13.

Entre vários prémios conquistados ao longo da sua careira, salienta-se: o Leopardo de Prata, no Festival de Locarno; e o Prémio do Público, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...