quarta-feira, 21 de julho de 2021

21 DE JULHO - CAT STEVENS

EFEMÉRIDE - Cat Stevens, de seu verdadeiro nome Steven Demetre Georgiou, cantor e compositor britânico, nasceu em Londres no dia 21 de Julho de 1948. Vendeu 40 milhões de álbuns, principalmente entre as décadas de 1960 e 1970. Entre as suas canções mais populares estão “Morning Has Broken”, “Peace Train”, “Moonshadow”, “Wild World”, “Father and Son” e “Oh Very Young”. Depois da sua conversão ao islamismo, adoptou o nome de Yusuf Islam.

É filho de pai de origem greco-cipriota e mãe de origem sueca.

Converteu-se ao Islão, mudou de nome e abandonou a música em 1978. Desde então, passou a dedicar-se a actividades beneficentes e educacionais em prol da religião. Tem muito cuidado quanto ao uso das suas canções. Muitas delas dissertam sobre temas da sua vida anterior à conversão e Stevens não quer mais ser associado a eles. Não surpreende que nunca tenha permitido que as suas canções fossem usadas em comerciais de televisão, com excepção de “Father and Son”, para o comercial da agência Saatchi & Saatchi Wellington pelo apelo passional da propaganda. Apesar de estar há quase 30 anos afastado da indústria musical, os trabalhos como Cat Stevens continuam a vender uma média de 1,5 milhão de discos por ano.

Criou o seu próprio selo fonográfico, a Ya Records, pelo qual já produziu dez discos de música religiosa e espiritual. Fundou três escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos, Small Kindness, reconhecida pela ONU e pela qual presta ajuda aos órfãos de conflitos como Bósnia, Kosovo e Iraque. Em 2004, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impediu a sua entrada no país, após incluí-lo na lista de vigilância por actividades provavelmente relacionadas ao terrorismo. Neste mesmo ano, recebeu o prémio Man Of Peace dado àqueles que se dedicam a promover a paz e a reconciliação entre as pessoas e que condenam o terrorismo. A cerimónia ocorreu no Capitolino, em Roma.

Em Março de 2005, lançou “Indian Ocean”, sobre o tsunami de 2004 no Oceano Índico, que atingiu vários países em 26 de Dezembro de 2004, com o objectivo de ajudar os órfãos de Banda Aceh, na Indonésia, uma das áreas mais afectadas pelo tsunami. Em 2006, anunciou a sua volta à música pop, com o disco “An Other Cup”, lançado em 28 de Novembro, coincidindo com o 40º aniversário do lançamento do seu primeiro álbum.

Em Janeiro de 2009, gravou uma canção de George Harrison chamada “The Day the World Gets Round”, em colaboração com Klaus Voormann. O dinheiro arrecadado com a canção foi doado às pessoas vítimas da guerra na Faixa de Gaza.

Yusuf casou-se com Fauzia Mubarak Ali em 7 de Setembro de 1979, com quem teve cinco filhos. Actualmente, mora em Londres, mas periodicamente passa temporadas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...