quarta-feira, 11 de maio de 2022

11 DE MAIO - XIOMARA ALFARO

EFEMÉRIDE - Xiomara Alfaro, cantora cubana de música popular que residiu em Cabo Coral (Estados Unidos), nasceu em Havana no dias11 de Maio de 1930. Morreu em Cabo Coral, em 24 de Junho de 2018.

Xiomara Alfaro iniciou-se em revistas musicais nos anos 1950 e em espectáculos de cabaré. Actuou no clube Tropicana e realizou numerosos espectáculos em diversos países do mundo.

Lançou mais de 28 discos, alguns com a colaboração de Bebo Valdés e Ernesto Duarte Brito, entre outros. O bolero “Siboney” de Ernesto Lecuona foi muito popular com a sua voz e era a interpretação que o autor mais gostava.

Era casada com o pianista panamenho Rafael Benítez, que foi o seu arranjador e director de orquestra, colaborando na gravação dos seus discos.

Participou no filme italiano “Mambo” com Silvana Mangano e Vittorio Gassman, dirigida por Robert Rossen em 1954, bem como no filme mexicano “Yambaó” (1956), junto às também cubanas Ninón Sevilla e Olga Guillot, dirigida por Alfredo B. Crevenna.

Teve destacada participação musical num dos mais famosos filmes chilenos de todos os tempos, “O Grande Circo Chamorro” (1955).

Xiomara Alfaro marcou um estilo próprio na canção popular cubana, com o seu repertório de boleros na sua voz de soprano de coloratura de impressionantes agudos, sendo contemporânea de Olga Guillot, Celia Cruz, Omara Portuondo e Yma Súmac.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...