domingo, 29 de maio de 2022

29 DE MAIO - ANNETTE BENING

EFEMÉRIDE - Annette Carol Bening, actriz norte-americana conhecida sobretudo pelo seu trabalho em filmes como “Bugsy” (1991) e “American Beauty” (1999), nasceu em Topeka no dia 29 de Maio de 1958.

Nascida no Texas, mudou-se com a família para Wichita em 1959, onde ela e os três irmãos, Jane, Bradley e Byron, passaram o começo da infância.

Em 1965, o pai conseguiu um emprego numa companhia de seguros em San Diego na Califórnia, a família mudou-se de novo e Annette entrou para a escola secundária onde começou a actuar como actriz, fazendo o papel principal na peça “A Noviça Rebelde”.

Em San Diego, entre os seus estudos de dramaturgia, passou um ano a trabalhar num navio de cruzeiro como cozinheira, onde atirava restos de peixe no Oceano Pacífico e praticava mergulho para relaxar.

Formou-se em Artes Dramáticas na Universidade Estadual de San Francisco. Juntou-se à companhia de actores do American Conservatory Theater enquanto estudava teatro e, neste período, revelou-se uma actriz de grande talento dramático em papéis como o de Lady Macbeth.

Em 1985, ela e o seu primeiro marido, um coreógrafo, mudaram-se para Denver, no Colorado, onde Annette trabalhou no Festival de Shakespeare na cidade próxima de Boulder.

Divorciada no ano seguinte, foi para Nova Iorque em busca de novos horizontes profissionais e começou a actuar em peças off-Broadway e num filme para televisão até conseguir o papel que marcaria a sua entrada no cinema pela porta da frente, a Marquesa de Merteuil em “Valmont - Uma História de Seduções” (1989) do premiado realizador Milos Forman.

O seu trabalho seguinte, “Os Imorais”, com Anjelica Huston, John Cusack e dirigido por Stephen Frears, foi um grande sucesso na crítica e levaria Annette à fama e a uma nomeação para o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante em 1990.

No ano seguinte, seria a actriz principal de “Bugsy”, contracenando com Warren Beatty, com quem teve um romance secreto durante as filmagens e acabaria por se casar no ano seguinte, numa relação que dura até hoje e lhes deu quatro filhos.

Nos anos 1990, grávida várias vezes, Annette não trabalhou muito e chegou a perder o papel de Mulher Gato em “Batman, o Retorno” para Michelle Pfeiffer por causa disso, mas em 1998 recebeu US$ 3 milhões para participar no filme de acção e terrorismo “Nova Iorque Sitiada” com Denzel Washington e Bruce Willis.

Em 1999, fez o seu filme mais popular, “Beleza Americana”, pelo qual concorreu ao Oscar.

Em 2004, o talento de Bening seria finalmente reconhecido com o Globo de Ouro de Melhor Actriz conquistado em “Adorável Julia”, filme baseado na peça de W. Somerset Maugham.

Em Maio de 2018, foi escalada para interpretar dois personagens, no filme “Capitã Marvel”. “Capitã Marvel” será o décimo primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel e a sua estreia esteve marcada para 2019.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...