sábado, 21 de maio de 2022

21 DE MAIO - TREVOR BOLDER

EFEMÉRIDE - Trevor Bolder, músico e produtor inglês, morreu em Londres no dia 21 de Maio de 2013. Nascera em Kingston upon Hull, em 9 de Junho de 1950.

Destacou-se desde o início dos anos 1970 no prolífico cenário britânico de rock. Fez parte de encarnações dos grupos Uriah Heep, Wishbone Ash e da banda do cantor David Bowie, em diferentes momentos. A sua primeira experiência numa banda foi com a Chicago Blues Style Band.

Em 1968, fundou a banda Rono com Mick Ronson (ex Rats). No mesmo ano, a Rono gravou o single “4th Hour Of My Sleep”/”Powers Of Darkness”, mas Bolder não participou nas gravações, embora o seu nome conste dos créditos (ele foi substituído por Tony Visconti). A banda Rono chegou a gravar um álbum inteiro que. entretanto, nunca foi lançado.

Em 1971, Bolder tocou baixo no disco “Hunky Dory”, de David Bowie. Alguns dos outros músicos eram: Mick Ronson (guitarra) e Rick Wakeman (piano). Em 1972, Bolder participou no clássico disco de Bowie, “The Rise and Fall of Ziggy Stardust And the Spiders From Mars”.

Em 1973, Bolder tocou no disco “Weren’t Born As A Man”, de Dana Gillespie, junto a Mick Ronson, Rick Wakeman, David Bowie, Chris Rea e Ray Cooper. Ainda nesse ano, Bolder juntou-se à Mick Ronson Band. Outros membros eram Mick Garson e Aynsley Dunbar. Um ano depois, “Slaughter On 10th Avenue” era lançado. Em Setembro de 1974, o grupo separou-se. Como um presente de despedida, “Play Don’t Worry” foi lançado em 1975.

Em 1975, a banda The Spiders From Mars foi formada. Com Bolder, Woody Woodmansey (bateria), Dave Black (guitarra), Pete McDonald (vocais) e Mike Garson (teclados), e um álbum homónimo foi lançado em 1976. As suas 10 músicas mostram um alto nível de composição, especialmente as músicas de Bolder, como “Prisoner” e “Rainbow”. “Red Eyes”, “I Don’t Wanna Do No Limbo”e “Stranger To My Door” foram escritas por Bolder e McDonald. Todavia, após o lançamento deste disco, a banda encerrou actividades no início de 1976.

Em Setembro de 1976, Bolder substituiu John Wetton no Uriah Heep. Ele permaneceu na banda até Março de 1981 e tocou baixo nos seguintes discos: “Firefly” (1977), “Innocent Victim” (1977), “Fallen Angel” (1978) e “Conquest” (1980). Bolder participou na composição também: de “Save It” (do “Fallen Angel”), “No Return”, “Fools”, “Won't Have to Wait Too Long” e “It Ain't Easy” (do “Conquest”). Embora o disco “Conquest” tenha sido muito criticado, para muitos fãs Bolder estava na sua melhor forma neste registro. Talvez o seu estilo funky no mesmo seja a resposta…

Quando, no fim de 1980, as coisas começaram a dar errado com o Uriah Heep (Ken Hensley saiu da banda), Bolder e o guitarrista Mick Box visitaram o vocalista original David Byron, tentando convencê-lo a retornar como frontman. Ficaram, porém, bastante frustrados com a resposta negativa de Byron, e parecia ser a última tentativa de manter a banda activa. Mais tarde, Bolder admitiu que a banda deveria ter provavelmente mudado de nome após a saída de Hensley.

Em 1981, Bolder tocou baixo em algumas músicas do disco a solo de Ken Hensley chamado “Free Spirit”.

Em Abril de 1981, Bolder trocou o Heep pelo Wishbone Ash, embora a seu coração continuasse no Uriah Heep. No Wishbone Ash estavam então Andy Powell (guitarra, vocais), Laurie Wisefield (guitarra) e Steve Upton (bateria). Mais uma vez, Bolder substituiu John Wetton, como acontecera 5 anos antes com o Uriah Heep. Dessa forma, o Wishbone Ash pôde continuar a sua tournée. Em Dezembro de 1981, o Wishbone Ash apresentou-se na Índia (umas das primeiras bandas do Ocidente a tocar lá). Bolder dividia também as partes vocais com Andy Powell. Em 1982, “Twin Barrels Burning” foi gravado no home studio de Jimmy Page. A banda começou a fazer tournées novamente. Houve um sucesso inesperado com o álbum, com o 22º lugar nas paradas de sucesso inglesas. Do Meio de 1982 até Fevereiro de 1983, o Wishbone Ash apresentou-se com Trevor na Índia, Inglaterra, Itália, Holanda, EUA e Suécia.

Em Abril de 1983, Bolder voltou ao Uriah Heep a tempo para a “Head First Tour”. Ele substituiu dessa vez Bob Daisley. A partir daí, Bolder nunca mais deixou o Uriah Heep. Ele transformou-se num grande factor de importância para a banda, pelas suas composições e por ter eventualmente assumido o papel de produtor.

Desde que voltou ao Heep, ele demonstrou as suas habilidades no baixo em 18 discos oficiai (1985/2011).  Após Mick Box e Lee Kerslake, ele é o membro mais antigo da banda.

Para “Sea of Light”, o disco de 1995 lançado pela Steamhammer, Bolder compôs “Sweet Sugar”, “Fear of Falling”, “Fires Of Hell” e “Dream On”. Esta última, uma balada acústica, foi lancada como single, mas devido à falta de empenho da gravadora em promovê-la, nunca teve chance de atingir realmente sucesso.

O disco de 1998, “Sonic Origami”, contém 3 músicas de Bolder: “I Hear Voices”, “Shelter from The Rain” e “Only the Young”. Ele também co-escreveu “Everything In Life”, na realidade uma antiga canção da banda que durante anos vinha sendo tocada ao vivo, mas que nunca havia sido gravada em estúdio.

Depois de lançar em 2009 a comemoração dos 40 anos da Uriah Heep, lançaram “Celebration - Forty Years of Rock”, onde regravam os sucessos de várias fases da banda, mostrando ao mundo quão criativa é a sua obra.

Depois de diversos shows, em Fevereiro de 2013 Bolder teve que se afastar devido a graves problemas de saúde. Faleceu em 2013, aos 62 anos, depois de enfrentar um cancro pancreático.

Assim, o mundo ficou sem um dos seus maiores expoentes na versão rock clássico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...