quinta-feira, 5 de maio de 2022

5 DE MAIO - ANTÓNIO MARTO

EFEMÉRIDE - António Augusto dos Santos Marto, cardeal português, que foi bispo de Leiria-Fátima de 2006 a 2022, nasceu em Tronco, Chaves, no dia 5 de Maio de 1947.

Filho de Serafim Augusto Marto e de sua mulher Maria da Purificação Correia dos Santos, estudou Humanidades e Teologia no Seminário de Vila Real, tendo depois sido transferido para o Seminário Maior do Porto.

Foi ordenado sacerdote em Roma, em 7 de Novembro de 1971. Ainda em Roma, especializou-se em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana. Concluiu o seu doutoramento em 1977 com a tese sobre Esperança cristã e futuro do homem. Doutrina escatológica do Concílio Vaticano II.

Em 1977, regressou a Portugal. Foi docente no Seminário Maior do Porto, professor de Teologia no Instituto de Ciências Humanas e Teológicas-Porto, no Centro de Cultura Católica do Porto, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Direito dessa mesma universidade. Foi director-adjunto da Faculdade de Teologia da UCP, no Núcleo Regional do Porto, sócio da Sociedade Científica da UCP e da Associação Europeia de Teólogos Católicos.

Tem colaborado nas revistas “Humanística e Teológica”, “Communio” e “Theologica”.

No campo pastoral foi colaborador regular na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto, e na paróquia do Bom Jesus de Matosinhos. Trabalhou com o Movimento de Estudantes Católicos (MCE) e com a Liga Operária Católica (LOC). Trabalhou também na catequese de adultos, na Diocese do Porto e, em colaboração com o bispo-auxiliar do Porto, Manuel Pelino Domingues, publicou o livro “Catequese par ao Povo de Deus”, em dois volumes.

Foi nomeado bispo auxiliar de Braga, e titular de Bladia, pelo Papa João Paulo II, em 10 de Novembro de 2000. A ordenação episcopal decorreu em Vila Real, a 11 de Fevereiro de 2001, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e teve como ordenante principal, Joaquim Gonçalves, bispo de Vila Real, Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, e Gilberto Reis, bispo de Setúbal.

Em 22 de Abril de 2004, foi nomeado bispo de Viseu pelo Papa João Paulo II, sucedendo a António Ramos Monteiro. Entrou solenemente e tomou posse canónica em 20 de Junho na Sé Catedral de Viseu. Foi presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e a Doutrina da Fé. Foi um dos dois bispos portugueses presentes no Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2005.

Em 22 de Abril de 2006, no segundo aniversário à frente da diocese de Viseu, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima, sucedendo a Serafim de Sousa Ferreira e Silva, e administrador apostólico de Viseu. Entrou solenemente e tomou posse canónica em 25 de Junho de 2006. Em Setembro de 2006, escreveu a carta pastoral “Descobrir a beleza e a alegria da vocação cristã”, dedicada ao tema das vocações, que ocupa o projecto pastoral da diocese de Leiria-Fátima no ano de 2006/2007.

Em 11 de Maio de 2010 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Recebeu o Papa Bento XVI no Santuário de Fátima, no âmbito da Visita Apostólica a Portugal em 2010.

É membro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa e delegado desta mesma conferência na Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE), mandatos válidos entre 2011 e 2014.

Recebeu também o Papa Francisco, no âmbito da sua visita apostólica por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima e da canonização de Jacinta e Francisco Marto no dia 13 de Maio de 2017.

Havia sido anunciado dia 20 de Maio de 2018, pelo Papa Francisco no final do Regina Coeli, na Praça de São Pedro, um consistório para a criação de 14 novos cardeais, na véspera da Solenidade de São Pedro e São Paulo - 28 de Junho, no qual António Marto era um dos escolhidos. Foi feito cardeal pelo Papa Francisco em 28 de Junho de 2018, recebendo o título cardinalício de Santa Maria sobre Minerva.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...