Conhecida por estar entre as
melhores cantoras mundiais e por ter feito as suas gravações musicais em estilo
disco nos anos 1970 e, posteriormente, dance music nos
anos 1980, 1990 e 2000. Devido ao seu estrondoso sucesso, recebeu os títulos de ‘Rainha do Disco Music’
e ‘Rainha da Dance Music’.
Em toda a sua carreira, vendeu
mais de 200 milhões de discos. Foi a primeira artista a ter três álbuns duplos
consecutivos a atingir o 1º lugar nas paradas da Billboard nos Estados
Unidos. Também teve quatro singles que atingiram o nº 1 nos Estados Unidos num
período de 13 meses.
Summer foi
um caso raro na cena disco, pois a sua carreira iniciou-se antes da explosão
daquele estilo e continuou após aquela fase. Apesar de ela ser uma das mais
conhecidas artistas da Era Disco, o seu repertório incluiu diversos géneros,
incluindo R&B e rock, tendo ganho prémios Grammy
nestas categorias. O seu trabalho ainda é aplaudido pela crítica e ela
permanece como uma das poucas artistas da Era Disco ainda aceites pela
crítica actual.
Nascida numa família cristã
devota em Boston, Summer envolveu-se com a música cantando nos corais da
igreja, envolvendo-se posteriormente com bandas influenciadas pela Motown
Sound. Levada pela contracultura dos anos 1960, tornou-se a cantora
de uma banda chamada Crow e mudou-se para New Iorque.
Depois, mudou-se para Munique,
Alemanha, casando-se com Helmut Sommer (“Summer” é uma anglicização do
nome Sommer) e trabalhou em vários musicais e teatros como na versão alemã do
musical “Hair”.
Em 1971, lançou a música “Sally
Go‘Round the Roses”, o seu primeiro trabalho a solo, sem sucesso. Após
conhecer Giorgio Moroder e Pete Bellotte, lançou o seu primeiro LP, “Lady of
the Night”, em 1975, com algum sucesso na Europa. A sua música “Love to
Love You Baby” foi um grande hit no continente.
A gravadora Casablanca Records
começou a distribuir o álbum nos Estados Unidos, tornando-a uma sensação por lá
também. Em seguida, surgiu uma versão de 17 minutos de “Love to Love You
Baby” aclamada pela crítica e que estabeleceu um padrão hoje conhecido por extended
mix: versões extensas voltadas para pistas de dança.
Continuando a trabalhar com Moroder e Bellotte, surgiu o disco “A Love Trilogy”
em 1976 e, no mesmo ano, o álbum conceitual “Seasons of Love”. O
trabalho seguinte, “I Remember Yesterday” (de 1977) incluía o sucesso “I
Feel Love”, a primeira música de sucesso com acompanhamento inteiramente
feito por sintetizador. Esta música, de enorme sucesso, influenciou o
desenvolvimento da disco’music e do techno,
graças às inovações introduzidas por Moroder.
“Once Upon a Time” foi
lançada pouco depois de “I Remember Yesterday”; foi novamente uma
produção conceitual, tendo como tema o conto de fadas “Cinderela”.
Depois de actuar (e ganhar um Grammy pela banda sonora) na comédia “Thank
God It’s Friday” (“Até que enfim é sexta-feira”), Summer lançou um
álbum ao vivo, “Live and More” com outro enorme sucesso: “MacArthur
Park”.
O seu talento como compositora
apareceu em “Bad Girls” (1979), e também em “Hot Stuff”, vencedora
de outro Grammy. A música “On the Radio”, também de 1979, chegou
a nº 1 nas paradas americanas. Neste ano, gravou igualmente um dueto com Barbra
Streisand na música “Enough is Enough (No More Tears)”.
Em 1978, Summer estrelou o filme disco
“Thank God It’s Friday” e a música que interpretou nessa película, “Last
Dance”, conquistou o Oscar e o Globo de Ouro de MJelhor Canção
no ano seguinte.
Summer então decidiu deixar a
gravadora Casablanca Records e assinar com a Geffen Records. O seu
primeiro álbum pela Geffen foi “The Wanderer”, de 1980, que
incluía influências do R&B e do rock. O álbum seguinte, “I’m
a Rainbow”, só foi lançado em 1996 pois a Geffen não acreditava que
fosse bom. Ao invés disso, a Geffen fez com que Donna Summer deixasse
Moroder e Bellotte, seus compositores de longa data, e tivesse como produtor
Quincy Jones, no álbum seguinte, “Donna Summer”, o qual teve os sucessos
“Love is in Control (Finger on the Trigger)” e a balada “The Woman in
Me”. Teve ainda a música de Vangelis chamada “State of Independence”
com estilo New Age.
Em 1983, como parte do acordo
judicial assinado com a Casablanca Records, Summer lançou o álbum “She
Works Hard for the Money”, com produção de Michael Omartian. O que deveria
ser apenas uma obrigação, transformou-se num enorme sucesso. Além da
canção-título, outro grande hit foi “Unconditional Love”. De
volta à Geffen, os seus trabalhados posteriores (“Cats Without Claws”
e “All Systems Go”) não foram tão bem recebidos pelo público, apesar de
aclamados pela crítica. Donna, nos anos 1980, também começou a dedicar-se
mais à família e também chegou a pintar e expor alguns
dos seus trabalhos.
Em relativo ostracismo, Donna
Summer voltaria ao posto de diva da dance music
através do álbum “Another Place and Time”, sob produção dos ‘hitmakers’ ingleses Stock, Aitken e Waterman,
mentores de artistas como Rick Astley e Kylie Minogue. Faixas como “This Time I Know It’s For Real”,
“Love’s About To Change My Heart” e “I Don't Wanna Get Hurt”
ganharam as paradas de sucesso internacional. Curiosamente, no Brasil, a
canção “Breakaway” teve grande êxito, talvez um dos maiores da cantora neste
país, mas apenas 3 anos mais terde, em 1992, com a primeira visita da cantora
para uma tournée e principalmente pelo facto da canção estar incluída na banda
sonora internacional da telenovela “Despedida De Solteiro”, grande
sucesso do canal Rede Globo.
Em 1991, foi lançado “Mistaken
Identity”, fortemente influenciado pelo R&B e que obteve pouca repercussão. Apenas em 2008, Donna Summer
lançaria um novo disco apenas de canções inéditas, intitulado “Crayons”.
Nesse intervalo, a cantora permaneceu activa, lançando vários singles
decorrentes de participações em bandas sonoras, colectâneas e projectos
especiais (“Carry On”, “Melody Of Love”, “Whenever There Is
Love”, “The Power Of One” e “I Will Go With You”). Além
disso, em 1996, participou no álbum “Gently”, de Liza Minnelli, no dueto
“Does He Love You”.
Faleceu em 2012, vítima de cancro
de pulmão. Segundo relatos de jornais do dia seguinte, Donna Summer fora
diagnosticada com cancro de pulmão havia apenas 2 meses e apenas o seu marido e
as suas três filhas sabiam da doença. Ela foi posteriormente apelidada de «indiscutível
rainha do boom Disco dos anos 1970 e uma das cantoras femininas mais influentes
do mundo». O seu trabalho com Moroder na canção “I Feel Love” foi
descrito como «o começo da música electrónica dance» pelo próprio Moroder.
Foi sepultada no Harpeth Hills
Memory Gardens Cemetery, Nashville no Estados Unidos.
Em 2018, foi estreada um musical
na Broadaway baseado na sua vida “Summer: The Donna Summer Musical”.
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