É filho de um oficial da marinha
mercante britânica, de origem irlandesa, e de uma professora de origem
escocesa. O seu primeiro instrumento foi o saxofone nas aulas da escola.
Começou a seguir a banda punk Crass como roadie,
onde aprendeu a tocar bateria e outros instrumentos musicais.
O seu primeiro ensaio musical foi
cantando covers dos Sex Pistols para tentar
ser vocalista da banda Send No Flowers, mas
tornou-se vocalista da banda The Cult, que ele próprio formou.
Entre 1983/1995 e 1999 até ao
presente, também faz parte da banda de tributo aos The Doors, Riders On The
Storm, que conta com a presença dos membros originais dos The Doors,
Ray Manzarek e Robbie Krieger.
O vocalista iniciou a sua
carreira musical aos 20 anos na década de 1980 com a banda The
Southern Death Cult. Mais tarde, a banda desintegrou-se e o cantor recrutou
Jamie Stewart e Billy Duffy e formaram o Death Cult. Mais tarde, a banda
passa a chamar-se The Cult.
Ian e a sua família mudaram-se
para Hamilton, em Ontário, no Canadá, em 1973, quando ele tinha 11 anos de
idade. Ele viveu lá cinco anos, antes de se mudar e volta para o Reino Unido.
O seu pai trabalhou na International
Harvester e sua mãe era contabilidade. Neste curto período de tempo no
país, ele desenvolveu um amor pelo Canadá e afirmou em entrevistas que iria
seguir os playoffs da Stanley Cup, especialmente se a equipa
canadiana estivesse a jogar.
Em 1979, enquanto ainda vivia em
Glasgow, quando assistiu ao filme “Apocalypse Now”, ficou profundamente
impressionado com a canção “The End” dos The Doors, e que mais
tarde ele descreveu como «uma experiência religiosa».
Em 1980, ele estava em Liverpool,
onde era activo na cena punk em torno do Eric’s Club. Mudou-se para
Bradford no final de 1980, onde se tornou membro fundador da banda punk Southern
Death Cult em 1981, até Março de 1983. Juntamente com o guitarrista Billy
Duffy, o baixista Jamie Stewart e o baterista Raymond Taylor Smith, Astbury
formou uma nova banda, Death Cult, lançando “The Death Cult” (EP),
que posteriormente se chamaria simplesmente The Cult.
The Cult iniciou as suas actividades
em 1983. O seu primeiro álbum, “Dreamtime”, foi lançado em 1984 e
seguido por “Love”, em 1985. “Love” contou com o single “She
Sells Sanctuary”, que os apresentou para o público internacional. No seu
terceiro álbum, “Electric”, The Cult fez uma transformação de som
hard rock com a ajuda de Rick Rubin. Após o lançamento do álbum “Sonic
Temple” em 1989 e do single “Fire Woman”', Astbury mudou-se para Los
Angeles.
Em 1994, o The Cult voltou
com um álbum sem título e uma mudança de ritmo musical. O seu som hard rock desaparecera,
substituído por um interesse crescente de Astbury em
música alternativa, moda e letras introspectivas. O
álbum auto-intitulado, não foi um sucesso comercial, devido principalmente à
falta de apoio da rádio para os álbuns de dois singles (“Coming Down” e “Star”).
Para apoiar o álbum, eles partiram em tournée, para o Brasil. No entanto,
diferenças criativas de Astbury com o guitarrista Duffy atingiram o seu máximo.
Inspirado
pela sua súbita mudança de direcção, Astbury logo depois montou um outro
grupo e começou a escrever novas músicas. Ele chamou o grupo The Holy
Barbarians e, em 1996, a banda lançou o álbum “Cream”. Embora não
tenha sido um sucesso comercial, The Holy Barbarians foi bem recebido
por muitos que tinham recuperado o respeito por
Astbury como artista. Um aspecto notável da banda foi na pequena Forum
Tunbridge Wells, que os viu sendo acompanhado no palco por Vic Reeves para
uma versão de clássico “Wildflower” do The Cult.Em 1999, Astbury
e Duffy reformaram os The Cult. Um novo
contrato com a Atlantic Records foi assinado e, em 2001, veio o
lançamento de “Beyond Good and Evil”. O sucesso na
rádio no início foi garantido pelo single “Rise”, até que a banda teve
uma briga com a Atlantic e terminou todas as
promoções comerciais e de reprodução na rádio para o álbum. Astbury
descreveu a briga com a gravadora como «destruidora
da alma»; então, desiludido, ele trouxe The
Cult para outro hiato em 2002.
Astbury, que se assemelhava com o
vocalista do The Doors, Jim Morrison, tornou-se vocalista do The
Doors do século XXI, em 2002. O grupo apresentava os membros
originais dos The Doors, Robby Krieger e Ray Manzarek. Em 2003, Astbury
também actuou com os membros sobreviventes dos MC5 no 100 Club,
em Londres, antes de finalmente reformar The Cult com Duffy novamente em
2006, para uma série de shows ao vivo e rumores de
reedições e outra maior compilação de sucessos.
Durante o início de 2007, The
Cult entrou em estúdio para começar a produção de “Born
Into This”, o primeiro álbum do grupo em seis anos. Também previsto para
lançamento foi um DVD da banda, de 13 Novembro de 2006, concerto
no Irving Plaza, em Nova Iorque.
A formação actual do The Cult
consiste em Astbury e Duffy, junto com o baixista Chris Wyse, o baterista John
Tempesta e por vezes o guitarrista Mike Dimkitch.
Em Outubro de 2007, The Cult, finalmente, lançaram
“Nascido em This”. O primeiro single foi “Dirty Little Rockstar”,
que contou com forte airplay da rádio.
Em 2009, o The Cult
anunciou uma série de shows nos EUA, Canadá e Europa, apresentados
como “'Love’ Live”, onde a banda tocou o seu clássico álbum, “Love”,
na sua totalidade.
Em 29 de Maio de 2010, apresentaram “The End”, com Ian Astbury, no Festival
Vivid em Sydney.
Em 26 de Maio de 2012, Astbury
casou-se com Aimee Nash, vocalista e guitarrista da banda The Black Ryder,
em Las Vegas.
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