domingo, 29 de janeiro de 2012




EFEMÉRIDEAthina Hélène Onassis Roussel de Miranda, cavaleira de competição, neta e única descendente viva de Aristóteles Onassis, o lendário armador grego e um dos maiores magnatas da história, nasceu em Neuilly-sur-Seine no dia 29 de Janeiro de 1985.


Nascida em França, é a única filha de Christina Onassis e do seu quarto marido, Thierry Roussel. O seu nome é uma homenagem à avó materna, Athina Livanos.


Depois da morte da mãe, que se teria suicidado num hotel de Buenos Aires, Athina passou a morar com o pai e com a madrasta, uma modelo sueca.


Foi educada em escolas oficiais de Lausanne, na Suíça, tendo terminado o bacharelato em 2003. Nesse mesmo ano, quando começou a namorar com o brasileiro Álvaro de Miranda Neto, doze anos mais velho do que ela, mudou-se para São Paulo, onde o casal passa grandes temporadas. Pagaram 8,6 milhões de dólares por um luxuoso e enorme duplex, na Vila Nova Conceição, com espaço para quinze carros e com vista para o Parque do Ibirapuera.


Casaram em Dezembro de 2005. Mais de mil garrafas de champanhe da marca Veuve Clicquot foram compradas e foi ao ritmo do samba que dançaram até ao amanhecer. O casal não pediu presentes, mas sim que o dinheiro que seria gasto com eles fosse doado a instituições de caridade.


O avô de Athina, Aristóteles Onassis, e sua mãe, Christina, nunca confiaram completamente no seu pai, Thierry Roussel. Os Onassis arranjaram então um grupo de administradores para controlar o dinheiro da família, até que Athina tivesse idade para tomar conta dele. Durante a infância e adolescência, todas as despesas feitas em seu nome pelo pai (usando dinheiro da herança dos Onassis) tinham que ser aprovadas antecipadamente pelo grupo. Só quando completou dezoito anos, tomou o controlo da herança. Segundo os termos do testamento de Aristóteles Onassis, a sua fortuna foi dividida em duas partes, uma metade indo para a fundação de caridade baseada em Vaduz em memória do seu filho Alexander, morto num acidente aéreo em 1973, e a outra para a mãe de Athina.


A extensão da herança de Athina é uma incógnita. Variará entre seiscentos milhões, oitocentos milhões e até dois biliões de dólares ou mais. A causa principal desta discrepância é a tendência da imprensa para confundir o que ela efectivamente possui e o que é da Fundação Onassis.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...