sexta-feira, 6 de janeiro de 2012







EFEMÉRIDEJosé Álvaro Machado Pacheco Pereira, historiador, professor universitário, político e comentador político português, nasceu no Porto em 6 de Janeiro de 1949.


O poeta Eugénio de Andrade, que Pacheco Pereira conheceu pessoalmente por volta de 1965, teve bastante influência na sua formação, dando-lhe a ler e a discutir muitos livros e poemas. Iniciou, muito cedo, a sua actividade política em movimentos de oposição ao regime fascista.


Em 1972, aderiu ao PCP (m-l), de inspiração maoista, de cuja secção Norte foi fundador. Após uma rusga da PIDE a sua casa, em Fevereiro de 1973, viveu na clandestinidade.


Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1978. Tinha o bacharelato desde 1971. Recolheu, classificou, organizou e estudou de forma sistemática, documentação sobre a vida política portuguesa, tendo lançado em 1983 a revista “Estudos sobre o comunismo: Boletim de estudos interdisciplinares sobre o comunismo e os movimentos comunistas”. Com João Carlos Espada e Manuel Villaverde Cabral, fundou em 1984 o Clube da Esquerda Liberal.


Em 1986 apoiou activamente a primeira eleição presidencial de Mário Soares. Foi deputado pelo Partido Social Democrata durante quatro legislaturas (1987/1991, 1991/1995, 1995/1999 e 2009/2011), tendo sido eleito da primeira vez como independente, pois só se filiaria no PSD em 1988. Foi líder parlamentar e presidente da comissão política distrital de Lisboa deste partido. Foi membro da Delegação da Assembleia da República à Assembleia da NATO e Presidente do Subcomité da Europa de Leste e da ex-URSS da Comissão Política da Assembleia do Atlântico Norte. Foi também Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.


Foi Vice-Presidente do Parlamento Europeu entre 1999 e 2004. Em 2004, foi nomeado embaixador de Portugal na UNESCO. Um mês após a divulgação de que iria ocupar este cargo, quando soube que Santana Lopes iria substituir Durão Barroso como primeiro-ministro, demitiu-se por não querer ficar na dependência funcional de um governo que pretendia criticar.


É docente no ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, tendo também sido professor na Universidade Autónoma de Lisboa.


Tem sido colaborador de vários órgãos de informação escrita. É comentador político na televisão, nomeadamente em “Quadratura do Círculo”, na SIC Notícias, programa que sucedeu ao “Flashback” da TSF. Na década de 1990, participou no programa “Viva a Liberdade!” na SIC, juntamente com Miguel Sousa Tavares e António Barreto. Participou em 2008 no programa “Minuto a minuto” do Rádio Clube e faz actualmente “Ponto/Contraponto” na SIC Notícias, um programa de comentários sobre comunicação social, media, jornais, rádios, blogues, livros e televisão. Na Internet, assina os blogues “Abrupto”, “Estudos sobre o Comunismo” e “Ephemera”.


Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 10 de Junho de 2005, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.


Reside na Marmeleira e a sua biblioteca, com cerca de 100 000 títulos, é possivelmente a maior biblioteca privada portuguesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...