terça-feira, 3 de janeiro de 2012




EFEMÉRIDE – Carlos Alberto Cáceres Monteiro, jornalista português, morreu em Lisboa no dia 3 de Janeiro de 2006. Nascera, também em Lisboa, em 9 de Agosto de 1948.


Abandonou o Curso de Direito aos 20 anos, para iniciar a carreira de jornalista. Trabalhou como repórter nas revistas “Flama” e "Século Ilustrado". Depois, foi subchefe de redacção em “A Capital”, editor de política no “Diário de Notícias” e correspondente da conceituada revista espanhola “Câmbio 16”.


Dirigiu o jornal “Se7e” e foi director adjunto do semanário “O Jornal”, do qual foi co-fundador em 1975. Foi igualmente um dos fundadores da revista “Visão” em 1993 e seu director até 2005.


Foi repórter de guerra em Angola (1975), na Guerra do Golfo, no conflito israelo-árabe e em alguns conflitos armados na América Latina. No Cambodja, fez várias reportagens sobre os khmers vermelhos.


Director editorial do grupo Impresa Publishing (empresa proprietária da revista “Visão”), foi ainda autor de uma reportagem sobre a independência de Timor-Leste.


Publicou vários livros, de que se salientam: “Angola, País de Vida ou de Morte” (1975), “China, Contra-revolução Tranquila” (1986), “Amazónia Proibida” (1987), “Mistérios da Amazónia – cadernos de uma expedição nas Guianas e no Brasil” (2002) e “Hotel Babilónia” (2004).


Recebeu o Prémio Gazeta 1985 (Clube de Jornalistas) e o Grande Prémio de Jornalismo 2002 (Clube Português de Imprensa)


Foi dirigente associativo na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Após o 25 de Abril de 1974, esteve ligado à elaboração das leis que regulam o exercício do jornalismo em Portugal: a Lei de Imprensa, o Estatuto do Jornalista e o Regulamento da Carteira Profissional de Jornalista.


Presidente do Sindicato dos Jornalistas de 1977 a 1981, fez parte da comissão de acompanhamento do primeiro Curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa e foi Director-geral da Comunicação Social (1984/85) num governo de Mário Soares.


Era analista político regular na RTP, na SIC Notícias, na TSF e na Antena 1.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...