terça-feira, 5 de junho de 2012

EFEMÉRIDE – José Baptista Pinheiro de Azevedo, almirante e político português, nasceu em Luanda no dia 5 de Junho de 1917. Morreu em Lisboa, em 10 de Agosto de 1983.
Ingressou na Escola Naval em Outubro de 1934, sendo promovido a oficial em 1937. Foi professor de Astronomia e Navegação na Escola Naval e leccionou no Curso de Capitães da Escola Náutica Infante D. Henrique. Colaborou em livros técnicos sobre Trigonometria, Meteorologia e Navegação.
Integrou o Movimento de Unidade Democrática (MUD) e foi apoiante das candidaturas oposicionistas de Norton de Matos, Quintão Meireles e Humberto Delgado.
Serviu na Guerra Colonial, liderando a defesa marítima de Santo António do Zaire no norte de Angola. De 1968 a 1971, exerceu a função de Adido Naval na Embaixada de Portugal em Londres. Em 1970 foi promovido a Capitão-de-mar-e-guerra e, em 1972, tornou-se Comandante dos Fuzileiros Navais. Depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, foi promovido a Almirante e nomeado para a Junta de Salvação Nacional, tendo sido escolhido para Chefe do Estado-Maior três dias depois.
Empenhado na democratização do país durante o PREC (Processo Revolucionário em Curso), assumiu funções como Primeiro-Ministro do VI Governo Provisório em Agosto de 1975, sucedendo a Vasco Gonçalves. Contribuiu para a derrota do “Gonçalvismo” e defendeu a “normalização” da vida nacional. Depois das primeiras eleições legislativas, ganhas pelo Partido Socialista, cedeu o lugar a Mário Soares.
Foi candidato a Presidente da República nas presidenciais de 1976, tendo obtido apenas cerca de 14% dos votos. Um ano depois, tornou-se presidente do Partido da Democracia Cristã, fundado por Sanches Osório. Foi também presidente do Movimento dos Amigos de Olivença

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...