domingo, 10 de novembro de 2013

10 DE NOVEMBRO - MIGUEL CADILHE



EFEMÉRIDEMiguel José Ribeiro Cadilhe, político e economista português, nasceu em Barcelos no dia 10 de Novembro de 1944.
A família mudou-se para a Póvoa do Varzim, quando ele tinha menos de um ano de idade. Ali viveu toda a sua infância e adolescência, até ir estudar para o Porto com 20 anos. Licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 1968, com a mais elevada classificação do curso e aí leccionou durante vários anos. Em 1981, fez investigação na London School of Economics em temas de Análise Macroeconómica.
Foi secretário de estado do Planeamento em 1980, no Governo de Sá Carneiro, e ministro das Finanças, de Novembro de 1985 a Janeiro de 1990, no Governo de Cavaco Silva.
Foi administrador do banco BPA e, mais tarde, também do BCP, entre outros bancos. Em 1990, orientou o projecto do BPA para a criação de uma business school, o Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais.
Em Junho de 1995, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito. É professor na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica do Porto desde 2006 e foi presidente da API – Agência Portuguesa para o Investimento desde a sua criação em Outubro de 2002 até Dezembro de 2005.
Em 2008, concorreu para presidente do Millennium BCP, mas perdeu em assembleia-geral. Foi presidente do Banco Português de Negócios (BPN), durante quatro meses, até este ser nacionalizado em Novembro de 2008, em plena crise financeira internacional, acção que ele criticou por o Governo não ter acolhido o plano que a sua administração apresentara.
É autor, entre outros livros, de “O sobrepeso do estado em Portugal”, publicado em 2005. É tio de Gonçalo Cadilhe, conhecido viajante e jornalista.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...