sexta-feira, 1 de novembro de 2013

1 DE NOVEMBRO - COLETTE RENARD



EFEMÉRIDEColette Raget Renard, cantora e comediante francesa, nasceu em Ermont no dia 1 de Novembro de 1924. Morreu em Saint-Rémy-lès-Chevreuse, em 6 de Outubro de 2010. Depois de estudar violoncelo, tornou-se secretária e, mais tarde, cantora na orquestra de Raymond Legrand, com quem veio a casar-se em 1960.
Em 1956, criou a personagem de Irma, na comédia musical “Irma la douce”, que representou até 1967. Actuou várias vezes no Olympia e no Bobino, famosas salas de espectáculo parisienses, tendo partilhado o palco com Georges Brassens em 1976.
Em 1982, conquistou dois discos de oiro. Muitas das suas canções tornaram-se grandes sucessos populares. A sua voz era muito expressiva e as suas interpretações e dicção tornavam-na reconhecida logo nas primeiras estrofes de cada canção. Gravou também vários álbuns de canções eróticas. A mais célebre foi indubitavelmente “Les Nuits d'une demoiselle” cuja letra continha vários calões. 
Depois de se ter afastado durante uma década dos espectáculos, voltou a representar em 1998, num recital no Théâtre de Dix-Heures, ao mesmo tempo que publicava a sua autobiografia “Raconte-moi ta chanson”. Em 2002, gravou em estúdio o seu último disco, “Ceux qui s'aiment”, que apresentou no mesmo ano no   Théâtre Déjazet em Paris.
Entrou em vários filmes. Para protagonizar o folhetim televisivo diário “Plus belle la vie”, foi viver para Marselha o que lhe permitia estar mais perto dos estúdios onde os episódios eram filmados. Protagonizou a série até 2009. Morreu a menos de um mês de completar 86 anos de idade, vítima de um cancro no cérebro que lhe tinha sido diagnosticado quatro anos antes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...