terça-feira, 5 de novembro de 2013

5 DE NOVEMBRO - ART GARFUNKEL



EFEMÉRIDEArt Garfunkel, de seu verdadeiro nome Arthur Ira Garfunkel, cantor norte-americano, nasceu em Forest Hills, Nova Iorque, no dia 5 de Novembro de 1941. É conhecido sobretudo por ter formado, entre 1963 e 1970, com Paul Simon, a dupla Simon & Garfunkel. Juntos, gravaram vários discos de sucesso, como “The Boxer” e “Bridge over Troubled Water”.
Conheceu Paul Simon ainda na escola, tendo sido parceiros no grupo Tom & Jerry. Voltaram a colaborar, sob o nome Simon & Garfunkel, que se tornou um dos principais duos de música pop nos anos 1960. Na década de 1970, Garfunkel compôs uma série de álbuns a solo, entre eles “Breakaway” em 1975.
Em 2003, voltou a juntar-se a Paul Simon para uma tournée pela América, a que se seguiu uma outra, no ano seguinte, pela América do Norte e Europa. Em 2009, percorreram também o Japão, a Austrália e a Nova Zelândia.
Teve uma longa relação amorosa com a actriz e fotógrafa Laurie Bird, até esta se suicidar, em Junho de 1979, no apartamento que ambos partilhavam em Manhattan. Casou-se, em Setembro de 1988, com Kim Cermak, uma modelo, com a qual tem dois filhos, o último nascido em 2005 numa barriga de aluguer.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...