segunda-feira, 25 de novembro de 2013

25 DE NOVEMBRO - JOSÉ LEON MACHADO



EFEMÉRIDEJosé Leon Machado, de seu verdadeiro nome José Barbosa Machado, escritor português e professor de Semiótica e de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, nasceu em Braga no dia 25 de Novembro de 1965.
Filho de pais operários, frequentou a Escola Primária de Mire de Tibães (1972/76), a Escola Preparatória Dr. Francisco Sanches (1976/78), a Escola Secundária de Sá de Miranda (1978/81) e o Seminário Conciliar de Braga (1981/86).
Licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga, em 1991. Começou a trabalhar como professor na Escola Secundária de Vila Verde. Em 1997, terminou o mestrado em Língua e Literatura Portuguesas na Universidade do Minho. Em 1999, foi como professor assistente para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde fez o doutoramento em Linguística Portuguesa (2002).
Tem-se evidenciado como contista, com três colectâneas publicadas: “Fluviais” (2001), “Os Incompatíveis” (2002) e “Jardim sem Muro” (2007); e como romancista de ambientes históricos: “O Guerreiro Decapitado” (cuja acção se passa no século I, durante a colonização romana do território que actualmente corresponde a Portugal), “Memória das Estrelas sem Brilho” (sobre a participação dos portugueses na Grande Guerra), “A Vendedora de Cupidos” (que se passa no contexto da Segunda Guerra Mundial) e “Vórtice” (centrado nos finais do século XV, no momento em que Bartolomeu Dias chegou ao Cabo das Tormentas). Os romances “O Cavaleiro da Torre Inclinada” (2009) e “A Planta Carnívora” (2011) reflectem a experiência do autor como professor universitário.
Colabora em vários jornais e revistas, com crónicas, contos e artigos de crítica literária. Tem ganho vários prémios, de que se destacam o Prémio Edmundo Bettencourt 2001 da Câmara Municipal do Funchal com a obra “Os Incompatíveis” e o Grande Prémio de Literatura DST 2002 com o livro “Fluviais”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...