quinta-feira, 14 de novembro de 2013

14 DE NOVEMBRO - ADAM OEHLENSCHLÄGER



EFEMÉRIDEAdam Gottlob Oehlenschläger, poeta e dramaturgo dinamarquês, considerado o introdutor do Romantismo na literatura da Dinamarca, nasceu em Copenhaga no dia 14 de Novembro de 1779. Morreu na mesma cidade em 20 de Janeiro de 1850.
Desde muito jovem, tomou contacto com o teatro, primeiro como actor e depois como dramaturgo. Começou a escrever muito novo e, em breve, encontraria na poesia o seu habitat natural. Publicou o primeiro trabalho poético em 1802, “Poemas”, livro que lhe proporcionou – desde logo – a fama de ser o iniciador do Romantismo no seu país.
Quando já era célebre, empreendeu – a expensas do Estado – uma longa viagem pelo estrangeiro, tendo estado sucessivamente na Alemanha, em França, na Suíça e em Itália. Visitou numerosos escritores, sobretudo românticos.
Voltou à Dinamarca em 1810, tendo contraído matrimónio com Christiana Heger. É autor da letra do hino nacional dinamarquês e foi professor de Estética na Universidade de Copenhaga. Os mitos e a história da Escandinávia alcançaram através da sua obra um poder tal, que fez dele um dos escritores mais influentes da literatura dinamarquesa, juntamente com Ludvig Holberg. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...