terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

10 DE FEVEREIRO - FRANCESCO HAYEZ

EFEMÉRIDE Francesco Hayez, pintor italiano, considerado um dos maiores expoentes do romantismo histórico do século XIX, nasceu em Veneza no dia 10 de Fevereiro de 1791. Morreu em Milão, em 21 de Dezembro de 1882. Originário de uma família humilde, o pai era de origem francesa e a mãe nascera em Murano, Itália.
O pequeno Francesco, último de cinco filhos, foi apadrinhado por uma tia materna que era casada com um armador e comerciante de arte, proprietário de uma discreta colecção de pintura.
Ele, desde pequeno, mostrava interesse pelo desenho. Por isso, o tio confiou-o a um restaurador para que lhe ensinasse o ofício. Posteriormente, foi discípulo do pintor Francisco Magiotto, com quem permaneceu durante três anos. Fez o seu primeiro curso do nu em 1803 e, em 1806, foi admitido nos cursos de pintura da Nova Academia de Belas Artes, onde foi discípulo de Theodore Matteini.
Em 1809, ganhou um concurso da Academia de Veneza para ser aluno da Academia de San Luca, próxima de Roma. Mudou-se então para a capital italiana, onde passou a ser discípulo de Canova, que foi o seu guia e protector durante os anos que passou em Roma.
Esteve em Roma até 1814, mudando-se em seguida para Nápoles, onde foi encarregado por Joachim Murat de pintar “Ulisses no tribunal de Alcinous”.
Em 1850, foi designado para director da Academia de Brera. Da sua vasta obra fazem parte quadros históricos (principalmente da Idade Média e do Renascimento), alegorias políticas, retratos e composições de estilo trovadoresco. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...