segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

2 DE FEVEREIRO - GERARD PIQUÉ

EFEMÉRIDEGerard Piqué i Bernabeu, futebolista espanhol actualmente a jogar no FC Barcelona, nasceu na capital catalã em 2 de Fevereiro de 1987. Oriundo de uma família da Catalunha, o pai é advogado e a mãe neurologista e directora de serviço num hospital.
Jogou nas equipas de formação do Barcelona até 2004, ano em foi contratado pelo Manchester United FC, onde teve no entanto poucas oportunidades de jogar, alinhando apenas em algumas partidas. Na temporada 2006/07, foi emprestado ao Real Zaragoza de Espanha, onde teve boas actuações. De regresso ao Manchester United, alinhou em algumas partidas, mas também não teve muitas chances.
Na época 2008/09, voltou ao Barcelona, desta vez para a equipa principal, onde ganhou a Liga, a Taça do Rei e a sua segunda Liga dos Campeões (na temporada anterior, havia vencido o mesmo torneio defendendo as cores do Manchester). Assim, em Maio de 2009, conquistou o primeiro troféu da sua carreira no Barcelona, ao vencer o Athletic C. Bilbao na final da Taça do Rei. Três dias depois, o Barcelona sagrou-se Campeão de Espanha. Foi depois titular na final da Liga dos Campeões de 2008/09 contra o seu ex-clube (Manchester United), em que o Barcelona ganhou por 2-0. Conseguiu assim um histórico “triplete” ao conquistar o Campeonato, a Taça do Rei e a Liga dos Campeões na mesma temporada. No mesmo ano, ganhou ainda a Super Taça da Europa, a Super Taça de Espanha e a Taça do Mundo de Clubes. Ano de oiro para Piqué, a revista “Don Balón” entregou-lhe também o Prémio de Jogador Revelação do Campeonato Espanhol.
Em Fevereiro de 2010, assinou o contrato de renovação com o Barcelona válido até Junho de 2015, com uma cláusula de rescisão de 200 milhões de euros.
Gerard Piqué começou a jogar pela Selecção Espanhola aos 18 anos, quando disputou e venceu o Campeonato Europeu de Sub-19, disputado na Polónia em 2006. Foi também internacional de Sub-20. Ascendeu à Selecção principal para substituir Puyol em Março de 2009, tendo passado a ser um dos titulares da equipa.
Foi convocado para a Selecção Espanhola que venceu o Mundial de 2010. Participou igualmente no Euro 2012, também conquistado pelos espanhóis, e fez ainda parte da equipa espanhola do Mundial de 2014.
Em 2011, ganhou a sua terceira Liga dos Campeões, o Campeonato de Espanha, a Super Taça de Espanha e a Taça do Mundo de Clubes.
Após diversos rumores, Piqué assumiu em 2012 a sua relação amorosa com a cantora colombiana Shakira, quando comemoravam os seus aniversários (ambos nasceram num dia 2 de Fevereiro). Em Setembro de 2012, o casal confirmou que estava à espera do seu primeiro filho e, no início de 2015, nasceu o segundo. Como curiosidade, diga-se que tanto Gerard como os seus dois filhos são sócios do Barcelona desde que nasceram.
Piqué foi escolhido para ser o rosto da linha de roupas masculinas Mango (2012/13). Em 2014, o Barcelona antecipou a renovação do seu contrato, agora válido até 2019. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...