domingo, 15 de fevereiro de 2015

15 DE FEVEREIRO - CESAR ROMERO


EFEMÉRIDE Cesar Julio Romero Jr., actor norte-americano que actuou no cinema, na rádio e na televisão durante cerca de 60 anos, nasceu em Nova Iorque no dia 15 de Fevereiro de 1907. Morreu em Santa Mónica, em 1 de Janeiro de 1994.
A vasta gama de papéis interpretados inclui machos latinos, figuras históricas em dramas e personagens de comédias. Em 2013, foi incluído na lista dos “60 maiores vilões de todos os tempos” pelo “TV Guide”.
A sua personalidade e carisma permitiram interpretações famosas e marcantes no cinema e na TV, com destaque para o anárquico Joker, que interpretou durante os anos 1960 na série “Batman”.
Cesar Romero começou a sua carreira na década de 1930. Até aos anos 1950, interpretou sobretudo papéis secundários. O seu primeiro papel de destaque foi como Khoda Khan, em “A Queridinha do Vovô” (1937) dirigido por John Ford. Fez 20 filmes para a 20th Century Fox, contracenando com Carmen Miranda e Alice Faye em “Aconteceu em Havana” de 1941 e “Minha Secretária Brasileira” de 1942.
O magnata da Fox, Darryl F. Zanuck, seleccionou-o pessoalmente para contracenar com Tyrone Power no filme “Capitão de Castela” em 1947. Romero também apareceu ao lado de Frank Sinatra em “Onze homens e um segredo” (1960).
Na televisão, em meados dos anos 1950, fez várias participações especiais em “The Martha Raye Show”, na rede NBC. Entrou também na série “Zorro” no canal ABC.
O reconhecimento internacional veio com a já referida série “Batman”. Romero permaneceu em actividade na TV mesmo depois do fim da série em 1968, aparecendo em várias outras. A sua última actuação foi em “Bananas is my Business”, filmado em 1993 e estreado nos cinemas em 1995, já depois do seu falecimento.
Foi amigo de grandes realizadores, tendo trabalhado com John Ford, Ernst Lubitsch, Otto Preminger e Howard Hawks, entre outros. Durante as filmagens de “Aconteceu em Havana”, tornou-se amigo de Carmen Miranda e apaixonou-se pelo Rio de Janeiro, cidade que visitou duas vezes, uma delas no Carnaval de 1946 ao lado do Tyrone Power, de quem era amigo íntimo.
Morreu vitimado por bronquite e pneumonia, aos 86 anos de idade. O seu corpo foi cremado e as cinzas enterradas no Inglewood Park Cemetery, na Califórnia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...