sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

20 DE FEVEREIRO - IBRAHIM FERRER

EFEMÉRIDE Ibrahim Ferrer Planas, cantor cubano, nasceu em San Luis (próximo de Santiago de Cuba) em 20 de Fevereiro de 1927. Morreu em Havana no dia 6 de Agosto de 2005.
Filho natural de Aurelia Ferrer, com quem vivia, Ibrahim ficou órfão aos 12 anos de idade, vendo-se obrigado a cantar nas ruas para sobreviver. Aos 13 anos, formou um duo musical (Los Jóvenes del Son) com um primo. Apresentando-se em festas particulares, conseguiu sustento e habitação, o que lhe possibilitou deixar de ser praticamente um “sem abrigo”.
Em 1953, juntou-se à banda de Pacho Alonso. Em 1958, colaborou com Benny More e, no ano seguinte, mudou-se para Havana, para se juntar de novo a Pacho Alonso, que mudara o nome da banda para Los Bocudos.
Ao longo dos anos, Ibrahim Ferrer fez parte de diversos agrupamentos musicais. Em 1996, gravou com os Afro Cuban All StarsA Toda Cuba Le Gusta”, álbum que foi nomeado para os Grammy Awards.
Com Pacho Alonso e outros, dedicou-se ao longo da sua carreira sobretudo a ritmos cubanos. No entanto, como declarou numa entrevista, sempre tivera o sonho de gravar boleros, o que só veio a acontecer a partir do final dos anos 1990, quando se juntou ao Buena Vista Social Club. Um dos últimos discos que gravou foi, aliás, “Mi sueño”, constituído – na sua maior parte – justamente por boleros. 
Morreu num hospital de Havana, quatro dias depois de ter dado o seu último concerto. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...