terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

17 DE FEVEREIRO - PEDRO RIBEIRO

EFEMÉRIDEPedro Ribeiro, animador de rádio, apresentador de televisão e comentador desportivo português, nasceu em 17 de Fevereiro de 1971.
Iniciou a sua carreira na rádio em 1990, com apenas 19 anos, fazendo noticiários nas madrugadas do extinto CMR – Correio da Manhã Rádio. Apresentou com Nuno Markl (entre outros), o magazine “Prok Der e Vier” (1992). Passou para a Rádio Comercial em 1993, onde editou a Informação das manhãs, juntamente com Margarida Pinto Correia.
Mais tarde, em 1997, e ainda na Rádio Comercial, fez o Programa da Manhã com José Carlos Malato, Ana Lamy e Nuno Markl, que ficou célebre pelas rubricas “O Homem Que Mordeu o Cão (HQMC)”, “Rapidinha da Manhã”, “Comercial Internet” e “Linha Avançada”. Em 2002, convidados pela Antena 3, Ana Lamy e José Carlos Malato abandonaram o programa, sendo substituídos por Maria de Vasconcelos. Em Fevereiro de 2003, com a reestruturação da Media Capital Rádios, o Programa da Manhã foi transferido para a Best Rock FM, uma rádio local com poucos meios, que tinha sido recém-criada pelo grupo MCR.
Ano e meio depois, Pedro Ribeiro foi para as manhãs do Rádio Clube, onde ficou até ser convidado para director de programas da Rádio Comercial, cargo que desempenha actualmente, juntamente com o de animador do Programa da Manhã. É autor dos programas “80 à Hora” (onde revisita a música, as modas e as figuras dos anos 1980) e “O Meu Blog Dava Um Programa de Rádio” e das rubricas “Músicas para Sonhar” e “Guilty Pleasures” do Programa da Manhã.
A sua estreia na televisão aconteceu em 1993, como repórter de um programa desportivo na RTP. Ainda neste canal, apresentou – com Maria João Simões – o “Top +”, entre 1997 e 2001, tendo a sua primeira experiência em directo ocorrido nesse último ano, ao apresentar o programa “Sorte Grande”. A convite da Sigma 3 e da SIC Radical, integrou depois a equipa do “Curto Circuito”, apresentando, em 2005, “Conversas Ribeirinhas”. Co-apresentou também a versão televisiva de “O Homem Que Mordeu o Cão” na TVI e a transmissão do “Live 8 na RTP.
Em 2009, acabou o vínculo que mantinha com a SportTV, para aceitar o convite da TVI24 como comentador no programa “MaisFutebol”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...