domingo, 1 de fevereiro de 2015

1 DE FEVEREIRO - MEG CABOT

EFEMÉRIDEMeg Cabot, de seu verdadeiro nome Meggin Patricia Cabot, escritora norte-americana, nasceu em Bloomington no dia 1 de Fevereiro de 1967.
É mundialmente famosa por ser autora de mais de 60 livros para adolescentes e adultos, entre os quais o seu maior bestseller, a série de dez volumes “O Diário da Princesa”.
Quando era jovem, Meg passava horas a ler as obras completas de Jane Austen, Judy Blume e Barbara Cartland. Após ter obtido o diploma de Artes na Universidade de Indiana, mudou-se para Nova Iorque, com a intenção de seguir a carreira de ilustradora. A sua verdadeira paixão, a composição literária, acabaria no entanto por vencer. Arranjou um emprego de assistente administrativa num alojamento de estudantes na Universidade de Nova Iorque e escrevia em todos os momentos livres. Os primeiros dos seus romances históricos foram assinados com o nome de Patricia Cabot. O primeiro foi publicado em 1998 (“Where Roses Grow Wild”).  
Os direitos da obra “O Diário da Princesa” foram vendidos à Walt Disney, que nela se baseou para uma longa-metragem lançada em 2001. Os direitos de adaptação ao cinema de “All-American Girl” e “The Mediator” também foram vendidos à Disney.
A colecção de livros “1-800-WHERE-ARE-YOU” deu origem igualmente a uma série de televisão canadiana, a que foi dado o nome de “1-800 MISSING”, começada a exibir em 2003.
Em Setembro de 2009, Meg Cabot foi ao Brasil durante a Bienal do Livro e declarou-se admiradora da escritora Clarice Lispector. Em 2013, lançou o “Livro das Princesas“, em parceria com as autoras brasileiras Paula Pimenta e Patrícia Barbosa e com outra americana, Lauren Kate.
Tem livros traduzidos em 37 idiomas e vendidos em mais de cinco milhões de exemplares. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...