segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

23 DE FEVEREIRO - MARIE-JOSÉE CROZE

EFEMÉRIDEMarie-Josée Croze, actriz canadiana, naturalizada francesa em 2012, nasceu em Montreal no dia 23 de Fevereiro de 1970. Foi criada, a partir dos dois anos, por uma modesta família de adopção, em Longueuil, no Quebec. Estudou Artes Plásticas em Montreal, de 1986 a 1987.
Começou a sua carreira em 1993, com a longa-metragem “La Florida” de George Mihalka. Seguidamente, obteve vários papéis na televisão e no cinema, tanto em francês como em inglês. Participou igualmente em várias curtas e médias metragens.
Em 2000, foi a principal protagonista do filme “Maelström” de Denis Villeneuve, obra que lhe deu grande visibilidade internacional, sendo considerada a Melhor Actriz em vários Festivais e Galas. Em 2001, entrou em “Ararat”, película de  Atom Egoyan sobre o genocídio arménio.
Em 2003, recebeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes pelo seu desempenho em “As Invasões Bárbaras” de Denys Arcand.
Instalou-se depois em Paris e protagonizou vários filmes franceses. Entrou também no filme “Munich” de Steven Spielberg. Participou igualmente em projectos mais experimentais, como um foto-romance (“Mars et Avril”), uma obra publicada em dois volumes (2006).
De 30 de Novembro a 8 de Dezembro de 2012, fez parte do júri do 12º Festival Internacional do Filme de Marraquexe.
Durante a sua carreira, Marie-Josée Croze já entrou em cerca de 40 filmes para cinema, 11 filmes e séries para televisão e 3 peças de teatro. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...