sábado, 11 de maio de 2019

11 DE MAIO - CHESTER GOULD


EFEMÉRIDE - Chester Gould, autor de banda-desenhada norte-americano, morreu em Woodstock no dia 11 de Maio de 1985. Nascera em Pawnee, em 20 de Novembro de 1900.
Em 1919, a família mudou-se para Stillwate e ele prosseguiu os estudos de Negócios/Administração na Oklahoma A & M (actual Universidade Estatal de Oklahoma) até 1921. Neste ano, ingressou na Universidade Noroeste de Chicago, onde se diplomou em 1923. 
Fascinado por BD desde a infância (desenhava as suas próprias historietas desde a idade de 7 anos), encontrou rapidamente um emprego de ilustrador no “Chicago Tribune”, para o qual realizou os primeiros trabalhos de BD, a partir de 1924.
Casou-se com Edna Gauger em 1926, nascendo-lhes uma filha no ano seguinte.
Gould foi o criador da série de histórias policiais aos quadradinhos de Dick Tracy, que ele escreveu e desenhou de 1931 até 1977, ano em que se reformou. Trabalhou durante um curto período em Oklahoma, desenhando charges desportivas. “Dick Tracy” foi distribuído pela primeira vez em 1931, pela Chicago Tribune - New York News Syndicate, Inc.
Para se manter ao corrente das novas técnicas de luta contra o crime, estudou no Crime Detection Laboratory de Chicago e mantinha relações amistosas com um polícia reformado.  Recebeu, em 1959 e 1977, o prestigioso Prémio Reuben. Recebeu igualmente o Prémio Edgar-Allan-Poe do Mystery Writers of America, em 1980.
Falecido aos 84 anos, a sua vida e as suas criações estão imortalizadas no Chester Gould-Dick Tracy Museum de Woodstock.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...