domingo, 19 de maio de 2019

19 DE MAIO - BRUCE BENNETT


EFEMÉRIDE - Bruce Bennett, de seu verdadeiro nome Harold Herman Brix, atleta e actor norte-americano celebrizado nos filmes de Tarzan, nasceu em Tacoma no dia 19 de Maio de 1906. Morreu em Santa Mónica, em 24 de Fevereiro de 2007.
O início da sua carreira foi como atleta, futebol americano e atletismo, chegando a ganhar a Medalha de Prata de lançamento de peso nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdão.
Ainda era atleta, quando actuou como duplo em vários filmes. Acabou por ser escolhido por Ashton Dearholt da Burroughs-Tarzan Enterprises, em 1935, para protagonizar a série “As Novas Aventuras de Tarzan”, seguindo as pisadas de Johnny Weissmuller e Buster Crabbe. Brix tinha sido seleccionado para o papel anos antes, em 1932, pela MGM, mas lesionou-se e foi substituído por Weissmuller.
O Tarzan de Herman Brix, produzido pela própria companhia de Burroughs, era falado numa linguagem elaborada e com um vocabulário em inglês correcto, tal como nos livros, sendo filmado nas perigosas savanas da Guatemala.
Depois de um certo número de séries e filmes, e achando-se ainda tipificado como Tarzan na mente dos maiores produtores, Brix mudou o nome para Bruce Bennett. conseguindo papeis em grandes produções, como “O tesouro de Sierra Madre” (1948), “Alma em Suplício” (1945), “Original Pecado” (1943) e “Prisioneiro do Passado” (1947).
A partir de meados da década de 1950, apareceu principalmente em filmes menores, tal como “The Alligator People” (1959), e na televisão. Ele foi também um empresário de sucesso fora do mundo do cinema, durante a década de 1960.
Finalizou a sua carreira cinematográfica em 1980, com um filme holandês.
Bennett estava internado no Centro Médico Santa Mónica devido a uma fractura do colo do fémur, vindo a falecer nessa instituição, aos 100 anos de idade, em consequência de complicações relacionadas com a fractura.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...