terça-feira, 7 de maio de 2019

7 DE MAIO - JORGE LOREDO


EFEMÉRIDE - Jorge Rodrigues Loredo, actor e humorista brasileiro, mais conhecido pelo seu personagem Zé Bonitinho, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de Maio de 1925. Morreu na mesma cidade em 26 de Março de 2015. Paralelamente, exercera a profissão de advogado, especialista em Direito na Segurança Social e no Trabalho. Era irmão do também actor João Loredo.
Foi criado no subúrbio de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Aos 12 anos, diagnosticaram-lhe uma osteomielite na perna esquerda. A dor constante, só curada nos anos 1970, fez de Loredo um garoto introvertido e cabisbaixo. Aos 20 anos, devido a tuberculose, foi internado num sanatório. O que parecia ser mais uma tragédia, foi - pelo contrário - a sua salvação. Incentivado pelos médicos, participou num grupo teatral do hospital e descobriu a sua vocação para actor.
Após receber alta, um teste vocacional identificou que ele tinha tendência para «actividades exibicionais». Loredo procurou uma escola de teatro, em busca de papéis “sérios”. A contragosto, a sua primeira audição foi para representar o monólogo cómico “Como Pedir uma Moça em Casamento”. Aprovado, adoptou o humorismo como profissão. Foi então que surgiram personagens clássicos como o mendigo filósofo, que tratava todos os que lhe davam esmolas como «meu nobre colega”, no pograma “Praça da Alegria”, no final dos anos 1950.
O seu principal personagem, Zé Bonitinho, era uma caricatura de um grande sedutor, com topete, bigodinho, gravata borboleta e fato extravagante. Estreou-se em 1960, no programa “Noites Cariocas”, dirigido por Chico Anysio na TV Rio.
Apesar da idade, até 2013, ainda continuou a actuar e comunicava com os seus fãs através das redes sociais, mantendo uma bem preenchida agenda de shows.
Faleceu em Março de 2015, aos 89 anos, após ter sido internado no princípio de Fevereiro, no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi a falência múltipla dos órgãos. O corpo foi cremado no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...