domingo, 12 de maio de 2019

12 DE MAIO - WALTER WANDERLEY


EFEMÉRIDE - Walter José Wanderley Mendonça, organista e pianista brasileiro, nasceu em Timbaúba no dia 12 de Maio de 1932. Morreu em São Francisco, em 4 de Setembro de 1986. Era casado com a cantora Isaurinha Garcia.
Em 1947, foi para São Paulo, onde aprendeu a tocar órgão com uma tia e estudava harmonia no Liceu de Artes. Começou a tocar e a gravar profissionalmente por volta dos 18 anos, tendo gravado uma vintena de álbuns no Brasil. Viria a fazer história nos Estados Unidos, vendendo mais de um milhão de cópias do seu CD de lançamento “Rain Forest”.
Já famoso no Brasil no fim dos anos 1950, este organista pernambucano, influenciado por Tony Bennett, mudou-se com o seu trio para os Estados Unidos da América em 1966 e lançou o single, “Samba de Verão” (“Summer Samba”), alcançando o segundo lugar nas paradas e a impressionante marca de um milhão de cópias vendidas.
Walter teve reconhecimento internacional pelo trabalho realizado com a cantora Astrud Gilberto e seu marido João Gilberto, tendo dividido com ela os créditos de “A Certain Smile, a Certain Sadness”. Daí em diante, consolidou a sua carreira no meio jazzístico californiano e americano, algo impressionante entre tantos mestres do género.
Entre 1966 e 1967, gravou nos Estados Unidos, para a Verve Records, três álbuns com Claudio Slon (bateria) e José Marino (baixo). Depois da dissolução do trio, Wanderley continuou a gravar a solo e actuou frequentemente em público, tendo feito uma tournée de concertos no México.
Faleceu aos 56 anos, vítima de doença oncológica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...