segunda-feira, 6 de maio de 2019

6 DE MAIO - BROOKE BENNETT


EFEMÉRIDE - Brooke Marie Bennett, nadadora norte-americana, especialista nas provas de meio-fundo livres, vencedora de três medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, nasceu em Tampa, na Flórida, em 6 de Maio de 1980.
Aprendeu a nadar graças ao avô, que lhe fez mesmo construir um a piscina quando ela era criança. Atingiu rapidamente o alto nível necessário para concorrer com os seniores, apesar de ter apenas 14 anos.
Assim, quando dos Campeonatos do Mundo de Roma, em 1994, ficou no 3º lugar do pódio dos 800 metros. No ano seguinte, nos Jogos Pan-americanos, venceu os 400 metros livres.
Com apenas 16 anos, ganhou o primeiro ouro nos 800 metros livres das Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Este feito foi realizado dias depois da morte do avô e foi ofuscado pelo facto de ter sido esta a última prova da lendária Janet Evans.
Quando dos Campeonatos do Mundo de Perth 1998, obteve o seu primeiro título mundial, vencendo a prova de 800 metros livres. Nos 400 metros, foi batida por uma nadadora chinesa.
Em Sydney 2000, ganhou mais duas medalhas de ouro, nos 400 m e 800 metros, com recorde olímpico nesta segunda distância.
Tentou ir aos Jogos de Atenas em 2004, mas já não conseguiu, pois havia sido operada aos ombros em 2001. Planeou também voltar nos JO de Pequim 2008, mas falhou novamente. Nunca mais se aproximou das performances anteriores. A carreira internacional de Brooke Bennett acabou, assim, prematuramente.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...