quinta-feira, 9 de maio de 2019

9 DE MAIO - TEGLA LOROUPE


EFEMÉRIDE - Tegla Chepkite Loroupe, atleta queniana, nasceu em Kutomwony no dia 9 de Maio de 1973. Corredora de pista e de estrada, ela detém os recordes mundiais nas distâncias não-olímpicas dos 20, 25 e 30 km e é ex-recordista mundial da maratona, feito que conseguiu por duas vezes, na Maratona de Roterdão em 1998, batendo uma marca com treze anos de existência, e na Maratona de Berlim em 1999.
Três vezes Campeã Mundial da Meia-Maratona, foi também a primeira mulher africana a vencer uma grande maratona internacional, seguindo o sucesso dos homens do Quénia e inspirando as jovens atletas quenianas. Tegla venceu a Maratona de Nova Iorque em 1994 e bisou no ano seguinte. Depois da primeira vitória, venceu igualmente as Maratonas de Londres, Roterdão, Berlim e Roma entre outras.
Nas pistas de atletismo, ganhou duas medalhas de bronze nos 10 000 m dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, em Gotemburgo 1995 e Sevilha 1999. Correndo descalça, ganhou a medalha de ouro na mesma distância nos Goodwill Games de 1994 e 1998. Na meia-maratona, uma das suas distâncias favoritas, foi seis vezes campeã da Meia-Maratona de Lisboa, entre 1994 e 2000.
Favorita às medalhas de ouro da maratona e dos 10 000 m em Sydney 2000, Tegla sofreu uma forte intoxicação alimentar na noite anterior à primeira prova. Mesmo assim, correu a maratona descalça pelas ruas de Sydney e ficou na 13ª posição. Seis dias depois, sem estar ainda recuperada nem da intoxicação nem do esforço anterior, participou dos 10 000 m e ficou em 5º lugar. Tegla justificou a sua participação nestas provas como um «sentido do dever» para com todas as pessoas em África que a tinham como uma portadora de esperança para o seu país de origem. Até ao final de 2001, continuou a sofrer de vários problemas de saúde.
Em 2006, foi nomeada embaixadora das Nações Unidas para os Desportos pelo secretário-geral Kofi Annan, acompanhada pelo tenista Roger Federer, pelo ex-futebolista chileno Elias Figueroa e pela campeã paraolímpica australiana Katrina Webb. É igualmente embaixadora da UNICEF e embaixadora da IAAF, a Federação Internacional de Atletismo. Nos últimos anos, tem actuado como porta-voz destas entidades, apelando para a paz, a educação e os direitos das mulheres.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...