quarta-feira, 29 de maio de 2019

29 DE MAIO - T. H. WHITE


EFEMÉRIDE - T. H. White, de seu nome completo Terence Hanbury White, escritor britânico, nasceu em Bombaim, Índia então britânica, hoje Mumbai, no dia 29 de Maio de 1906. Morreu no Pireu, na Grécia, em 17 de Janeiro de 1964.
Ficou célebre sobretudo por ter escrito “O Rei que Foi e um Dia Será”, uma série de livros que reconta a obra de Thomas Malory sobre o Rei Artur, e que muitos dizem ser a versão definitiva sobre o Rei Artur. Esta obra foi adaptada a desenhos animados por Walt Disney, em 1963.
Filho de um polícia indiano alcoólico e de uma mãe fria, Terence guardou da sua infância uma sensibilidade à flor da pele e um estado nevrótico. Para vencer os seus temores e o seu sentimento permanente de perigo, aprendeu a pilotar aviões, a conduzir bólides, a saltar de paraquedas e a pescar salmão.
Após se graduar na Universidade de Cambridge, nos anos 1930, com mérito em Inglês, passou algum tempo a leccionar em Stowe, antes de se dedicar por completo a escrever os seus livros. Em 1946, fixou-se definitivamente na ilha de Aurigny, a mais setentrional das ilhas anglo-normandas.
T. H. White morreu a bordo de um navio, no Pireu, depois de ter feito uma longa volta ao mundo para apresentação da sua obra literária. Sucumbiu a uma crise cardíaca. Está sepultado no Primeiro Cemitério de Atenas.
Em 2014, o seu romance “A Espada e a pedra” recebe o Prémio Retro Hugo, no cinquentenário da sua morte.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...