quinta-feira, 23 de maio de 2019

23 DE MAIO - MANUEL DA CONCEIÇÃO AFONSO


EFEMÉRIDE - Manuel da Conceição Afonso, presidente do Sport Lisboa e Benfica de 1930 a 1933, de 1936 a 1938 e em 1946, morreu em 23 de Maio de 1966. Nascera em 1890. É um dos nomes maiores da galeria de notáveis do clube.
Eleito pela primeira vez em Agosto de 1930, Manuel da Conceição Afonso foi reeleito mais cinco vezes em três períodos distintos. Desempenhou também funções de vice-presidente da Assembleia-Geral e da Direcção; participou na Comissão dos Estatutos e Regulamentos do clube; fez parte do Conselho Consultivo e Jurisdicional e da Comissão de Honra do Novo Parque de Jogos, entre outros cargos. Perfez, dessa forma, mais de trinta anos de trabalho e dedicação em prol do SLB.
No primeiro mandato, desenvolveu um trabalho notável na recuperação das contas do clube. Do segundo mandato, ficou o primeiro tricampeonato nacional, pela mão de Lippo Hertzka, e a vitória de José Maria Nicolau na Volta a Portugal em Bicicleta.
Foi, sem sombra de dúvidas, também pela sua proveniência social, um dos mais carismáticos presidentes do clube.
Começou a vida como encadernador da Imprensa Nacional. Envolveu-se na União Operária, que se transformaria na Confederação Geral do Trabalho, em 1919, criando o jornal “A Batalha” que era lido em voz alta para os operários analfabetos. Foi director da Federação Portuguesa de Hóquei e Patinagem e presidente da Associação de Atletismo de Lisboa.  Era opositor ao regime de Salazar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...