terça-feira, 14 de maio de 2019

14 DE MAIO - FRANCISCO RODRIGUES TENÓRIO


EFEMÉRIDE - Francisco Rodrigues Tenório, industrial conserveiro português, no século XIX, morreu em Vila Real de Santo António no dia 14 de Maio de 1907. Nascera em Villanueva de los Castillejos, província de Huelva, Espanha, em data desconhecida.
Dedicou-se primeiro ao comércio em Loulé e, mais tarde, transferiu-se para Vila Real de Santo António, onde instalou, no ano de 1880, a fábrica São Francisco que produzia conservas de atum em escabeche, projectando-se como industrial de relevo e renome, dotado de grande espírito prático e empreendedor, com reputação de ser um homem bondoso e honesto. Esta fábrica possuía somente quatro caldeiras de ferro (cozedores), pois não recorria a motores. O número de operários era reduzido: 15 a 20 homens, auferindo 400 a 900 réis por dia; 30 a 40 mulheres, ganhando até 220 réis; e 4 menores, que recebiam a quantia mais baixa - 120 réis. A jornada de trabalho chegava a atingir 15 horas diárias (dez horas de dia e cinco horas à noite).
A fábrica de Francisco Rodrigues Tenório rapidamente ganhou grande prestígio pela alta qualidade do atum em lata que fornecia aos mercados internos e externos. O seu icónico retrato, com umas longas e muito características suíças, em voga na época, tem sido impresso até aos nossos dias nas latas de conserva da marca Tenório, actualmente propriedade da sociedade açoriana Cofaco.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...